Farmácia Barros muda de instalações e oferece novos serviços aos utentes

0
1545

O espaço tem agora um novo serviço de preparação individualizada da medicação, graças ao investimento significativo numa solução que permite aos utentes polimedicados evitar as doses esquecidas ou tomadas de forma incorrecta.

Equipa de colaboradores (falta um elemento) acompanhada da directora técnica e do proprietário

A Farmácia Barros deixou o centro histórico da cidade, onde estava há dezenas de anos, para se instalar na principal artéria da cidade, a Avenida Heróis do Ultramar, próxima da rotunda do Bombeiro. Uma mudança motivada pela necessidade de oferecer melhores acessibilidades e mais lugares de estacionamento aos utentes, que diariamente se viam confrontados com constrangimentos desta natureza, como explica Carlos Oliveira, proprietário da farmácia desde 1982.
O processo conducente à mudança teve início em Março de 2020 e seguiu os trâmites habituais, nomeadamente a aprovação pelas entidades reguladoras, as obras de adaptação do novo espaço e a aquisição de mobiliário. Cerca de um ano e meio depois, a Farmácia Barros abriu portas numa nova ‘casa’, mais central e com uma grande oferta de estacionamento nas proximidades, requisitos fundamentais na selecção do local.
Nas instalações abertas ao público desde o dia 11 deste mês, com uma área de atendimento semelhante à anterior, os utentes vão usufruir dos serviços já disponibilizados no anterior espaço, mas a que acrescem agora algumas novidades. A mais relevante está relacionada com a preparação individualizada da medicação e que se traduz “numa mais-valia” para os utentes com dificuldades em realizar essa tarefa sozinhos. “O intuito é promover e adaptar uma melhor adesão à terapêutica” em doentes polimedicados, evitando, “como acontece em muitos casos”, que haja “duplicação” da dosagem ou omissão desta, esclarece a directora técnica, Ana Margarida Oliveira. “O farmacêutico organiza os medicamentos de acordo com a posologia prescrita, num dispositivo com múltiplos compartimentos, selado e descartado após cada utilização”, esclarece a mesma responsável. O objectivo é evitar as doses esquecidas ou tomadas de forma incorrecta, reduzindo o risco de erros na administração de medicamentos.
O novo serviço traduziu-se num investimento financeiro significativo, mas Carlos Oliveira prefere relegar para segundo plano esse facto, perante as vantagens que oferece esta solução. Uma ideia reforçada por Ana Margarida Oliveira, que aponta ainda o facto de se tratar de um serviço muito requisitado por emigrantes cujos pais vivem sozinhos.

Até à data, a farmácia já realizava a preparação individualizada da medicação, mas de uma forma “mais rudimentar”. O sistema agora adquirido para o efeito permite melhorar o serviço e, nessa medida, garantir uma administração eficaz e segura do regime farmacológico, por parte dos utentes.
Atendendo ao elevado número de doentes que não sabe ler nem escrever, o sistema de preparação individualizada da medicação está igualmente preparado para dar uma resposta eficaz, também a esse nível, substituindo as indicações escritas por pictogramas, ou seja, a interpretação é feita através de desenhos.
Mas esta não é a única área a constituir uma forte aposta da Farmácia Barros. O espaço dispõe de uma Conselheira em Aleitamento Materno (CAM), bem como de aconselhamento em nutrição clínica, ambos os serviços prestados por farmacêuticas da casa com formação em cada uma daquelas áreas (uma destas profissionais é também nutricionista).
A Farmácia Barros vai também dar continuidade ao serviço de entregas ao domicílio, devidamente autorizado pelo Infarmed e sem custos adicionais para os utentes, bastando apenas telefonar a requerer o mesmo.
Para assinalar a abertura das novas instalações, a farmácia está a oferecer miminhos a quem ali se deslocar por estes dias, podendo ainda usufruir de algumas campanhas com descontos nos artigos assinalados.
A par dos serviços de excelência a que já habituou os utentes, a Farmácia Barros vai continuar a fazer do atendimento personalizado e acolhedor a marca diferenciadora do trabalho que tem desenvolvido ao longo destes anos.

A preparação individualizada de medicação é uma das grandes apostas

*Notícia publicada na edição impressa de 14 de Outubro