ETAP inaugurou Centro Tecnológico de 2,2 ME

0
144

O dia 7 de Março vai certamente ficar na história da ETAP – Escola Tecnológica e Artística de Pombal. Nessa data, além de celebrar o seu 35º aniversário com homenagens aos colaboradores mais antigos, foi inaugurado o seu novo Centro Tecnológico Especializado Industrial de Manutenção Industrial e Metalomecânica, num investimento total de 2,2 milhões de euros, dos quais 1,7 milhões foram financiados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. Este espaço inovador, que por certo vai marcar o futuro da formação profissional na região, destacou-se a nível nacional, com o seu projecto a obter a pontuação máxima entre as 311 candidaturas aprovadas.

A inauguração do centro tecnológico realizou-se no dia do 35º aniversário daquela que foi a primeira escola profissional do país

Totalmente equipado com tecnologia de ponta e concebido para abranger todas as fases do processo produtivo, o novo Centro pretende alinhar o ensino com as necessidades reais da indústria.

Na sua inauguração, Jorge Vieira da Silva, director geral da ETAP, sublinhou que a visão da escola é a de colmatar as necessidades de técnicos qualificados na área da manutenção industrial, mas também “fornecer ao mercado agentes de mudança na modernização tecnológica das empresas”. O director disse acreditar que as escolas têm de preparar os seus alunos e colaboradores para que saibam lidar com a mudança e para que se consigam adaptar rapidamente a ela. É por isso importante que o novo Centro “esteja ao serviço das escolas”, de qualquer nível de ensino, e que “através deste espaço possamos ajudar os jovens a compreender algumas das profissões mais procuradas na região”, disse Jorge Vieira da Silva.

O director geral da ETAP disse, na sua intervenção, que um dos objectivos da escola é “fornecer ao mercado agentes de mudança na modernização tecnológica das empresas”

Presente na inauguração, Filipa de Jesus, presidente do Conselho Directivo da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, referiu que o Centro Tecnológico “tem potencialidades para alargar as suas ofertas e não se restringir ao ensino profissional”, aproveitando para certificar jovens e adultos. Já Florbela Valente, subdirectora-geral da DGEST, sublinhou que seria uma mais-valia se a nova valência pudesse “sair das escolas para as empresas”, de forma a impulsionar o tecido empresarial da região.

Défice de 2 ME com transferência de competências
Também presente na inauguração, o presidente do Município de Pombal revelou que a autarquia está a “suportar um défice superior a dois milhões de euros” no âmbito da descentralização de competências na Educação, que assumiu em 2022. Pedro Pimpão apelou ao Governo para a execução da revisão das “dotações financeiras aos desfasamentos que têm que ser suportados pelos orçamentos municipais”. O autarca disse também que a escassez de recursos não impede o Município de cumprir com as suas tarefas, nomeadamente, na “manutenção dos edifícios, na acção social escolar e na gestão de recursos humanos, nos transportes para a educação inclusiva e na afectação de pessoal ao apoio especializado a crianças com necessidades educativas específicas”.
Pedro Pimpão lembrou ainda que o Município, com o recurso à banca, vai avançar com a construção de um Centro de Formação Automóvel na ETAP, num investimento de três milhões de euros.

Na cerimónia foram homenageados os antigos presidentes do Conselho de Administração: Narciso Mota, Diogo Mateus e Armindo Carolino (ausente na foto), cujas medalhas foram entregues por Pedro Pimpão (à esq.), presidente da Câmara
Novos accionistas
Além da inauguração do Centro Tecnológico, o dia ficou também marcado pela assinatura do Protocolo de Adesão de novos Acionistas Empresariais, consolidando a relação da ETAP com empresas de referência. A PombalProf, sociedade detentora da ETAP, passa agora a ter entre os seus acionistas, as empresas Microplásticos, MGSI, Grupo NOV, JHS, Grupo Socem, Moldhercus, Iberomoldes, Sacos 88 e Grupo Lusiaves.

 

Visita das entidades às instalações do centro tecnológico
  • 2,2 milhões de euros foi o investimento total no CTE
  • Nove empresas tornaram-se accionistas da PombalProf
  • O 35º aniversário da ETAP coincidiu com a inauguração

*Notícia publicada na edição impressa de 20 de Março