Deputados ouvem preocupações da Terras de Sicó

0
1749

Pedro Pimpão e Fernando Marques, deputados do PSD eleitos pelo Círculo de Leiria à Assembleia da República, visitaram a Terras de Sicó – Associação de Desenvolvimento.

A preocupação central que a direcção da Terras de Sicó transmitiu aos parlamentares prende-se com o ciclo de programação 2014-2020, que é tido como “um grande desafio para os territórios rurais, sobretudo para os de baixa densidade demográfica, podendo representar um grande avanço na gestão territorial das politicas públicas e dos fundos comunitários, designadamente através da adoção do modelo proposto no Acordo de Parceria do (DLBC) – Desenvolvimento Local de Base Comunitária – e da sua gestão participada e descentralizada”.

A direcção da Terras de Sicó e os municípios ali representados defenderam a metodologia LEADER, no sentido de permitir a continuidade do trabalho referência de anos, que tem dado provas de sucesso “no desenvolvimento rural integrado nos territórios europeus de baixa densidade demográfica”.

A competitividade territorial também foi abordada, tal como o projecto PROVERE VILLA SICÓ – Eixo da Romanização e a necessidade da sua continuidade enquanto motor de motivação para o investimento privado.

Os deputados manifestaram vontade em transmitir à Assembleia da República e às Comissões da especialidade estas preocupações.