Coro Marquês de Pombal vai entoar em Ceuta

0
1545

O Coro Municipal Marquês de Pombal é um dos grupos portugueses que vão participar nas comemorações do sexto centenário da entrada de D. João I de Portugal em Ceuta e seu filho D. Henrique “O Navegante”, a convite da Casa de Ceuta e do Consulado Português em Ceuta.

A deslocação do Coro acontece este fim-de-semana, estando a sua actuação prevista para final do dia de sábado, 7 de Novembro. Acontece a poucos dias da celebração do seu 16º aniversário, e numa altura em que se prepara para entrar em estúdio para gravar o seu primeiro trabalho discográfico.

De referir que o Coro Municipal Marquês de Pombal, dirigido pelo maestro Vítor Gonçalves, foi criado em Novembro de 1998 e actualmente conta com 48 elementos, com idades compreendidas entre os 15 e os 82 anos, dos quais 19 homens e 29 mulheres. “Constituído por funcionários do município e habitantes do concelho, o Coro tem pautado a sua existência pela realização de vários concertos de Norte a Sul do país, destacando-se igualmente presenças em espectáculos internacionais, tais como Festival de Música Coral em Praga (Republica Checa) e eventos no País Basco (Espanha) e em França”, refere a Câmara Municipal de Pombal.

“De entre as muitas obras cantadas pelos coralistas, destaque para a emblemática música sobre o Castelo de Pombal, bem como o tema ‘Quanto’, escrita e composta por Patrick Mendes e António Aguiar, dois pombalenses”, adianta a autarquia, acrescentando que “nas suas actuações destacam-se ainda músicas contemporâneas desde o fado até ao rock, e música clássica”.

ORLANDO CARDOSO (texto)

Foto (arquivo Pombal Jornal)