Confraria do Bodo entroniza cinco novos confrades e distingue mérito de Aires Pinto

0
400
Os novos confrades José Manuel João, Filipe Neves, Helena Vale, Ângela Ferreira e Paulo Marques com Pedro Pimpão (presidente da câmara)

A Confraria do Bodo atingiu a maioridade com um capítulo, realizado a 29 de Julho, que ficou marcado pela entronização de cinco novos confrades e a distinção de Aires Ferreira Pinto como confrade de mérito. Este 18.º capítulo realizou-se na Quinta de Flandes, como forma de homenagear Maria Madalena Martel Patrício, a escritora pombalense que foi a primeira mulher nomeada para um Prémio Nobel, ao qual esteve nomeada 14 vezes.
Foi num “sítio onde se respira história”, que a confrade-mor Carla Longo anunciou a distinção de Aires Ferreira Pinto como confrade de mérito da Confraria do Bodo. Trata-se de “um grande pombalense, que é natural de Almagreira”, disse a também presidente da Junta de Pombal, realçando que o homenageado “é realmente um exemplo de vida e de abnegação, que tem um percurso de vida exemplar”.
Sérgio Matias, que recebeu a distinção em nome de Aires Ferreira Pinto, agradeceu a homenagem a “uma pessoa de coragem, abnegação e um exemplo para os mais novos”.
Este 18.º capítulo serviu ainda para entronizar cinco novos confrades, designadamente José Manuel João, Paulo Marques, Ângela Ferreira, Filipe Neves e Helena Vale. “Estes novos confrades têm agora a responsabilidade de promover o que de melhor tem o nosso concelho”, lembrou Carla Longo.
“Em Pombal temos uma confraria dinâmica e com desafios novos”, que este ano teve “um papel mais activo na organização das Festas do Bodo”, sublinhou o presidente da autarquia, frisando que está receptivo a “novos desafios que nos queiram lançar, quer na organização das Festas do Bodo, quer na vossa dinâmica”.
Pedro Pimpão reconheceu ainda o “papel fundamental” da Confraria do Bodo na “promoção do nosso concelho” e elogiou a ideia de “dar a conhecer espaços do nosso território, como a Quinta de Flandes”.

Carina Gonçalves | Jornalista

*Notícia publicada na edição impressa de 10 de Agosto