Concelho entrou hoje num nível de risco mais baixo e com bons indicadores nos números

0
2730

O concelho de Pombal está, desde as 00h00 de hoje, no nível de risco elevado, com medidas menos restritivas do que as que vigoraram nos últimos 14 dias.

O assunto foi abordado hoje, ao início da tarde, no habitual briefing diário realizado pelo Município de Pombal para avaliar a situação epidemiológica no concelho.

“Saúdo esta circunstância”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, não apenas pela redução do número de casos, “mas por aquilo que possam constituir estes 15 dias antes do Natal” para a actividade comercial, que poderá, com esta mudança de nível de risco, “ter algum tipo de animação”.

Numa análise aos novos casos diários, Diogo Mateus adiantou que os números tiveram a seguinte evolução:

Dia 2 – +24
Dia 3 – +19
Dia 4 – +13
Dia 5 – +7
Dia 6 – +12
Dia 7 – +16
Dia 8 – +6

“Significa que estamos com 97 novos casos desde o dia 2”, esclareceu o presidente da Câmara, que lembrou, ainda, que “para o Município de Pombal não integrar a classe de risco muito elevado, superior a 480 casos por 100 mil habitantes, o valor acumulado de novos casos, em 14 dias, deve ser inferior a 246 casos”, tendo em conta o número de habitantes do concelho.

Diogo Mateus enalteceu também o facto de, neste período em análise, ter havido dois dias com “números abaixo de dois dígitos [5 e 8 de Dezembro] e por quatro vezes seguidas números inferiores a 20 casos diários, o que nos dá boas expectativas”.

O autarca salientou, de igual modo, a “redução substancial de casos activos”.

“Estamos com 154 casos activos, o que significa que já temos recuperados 569 cidadãos, mais 64 do que na véspera, juntando-se mais um óbito [são agora 23, no total, desde o início da pandemia], que ocorreu neste dia”, disse Diogo Mateus.

Até à data, no concelho de Pombal, já contactaram com a doença 745 cidadãos.

 

DADOS EPIDEMIOLÓGICOS referentes ao dia 8 de Dezembro

Freguesias com mais casos activos
Pombal – 67
Santiago de Litém (UFSSA)– 23
Carriço – 17
Vermoil – 8
Redinha – 7
Pelariga – 7
Guia – 6

Freguesias com menos de 5 casos activos:
Ilha (UFGIMM) – 0
Mata Mourisca (UFGIMM) – 0
Albergaria dos Doze (UFSSA)- 0
São Simão de Litém (UFSSA)- 0
Meirinhas – 2
Vila Cã – 1
Almagreira – 4
Abiul – 4
Carnide – 4
Louriçal – 4