Clínica de fisioterapia “3R” abriu portas nas Meirinhas

0
2016

“3R” dá nome a uma nova clínica de fisioterapia, saúde e bem-estar que abriu portas, a 7 de Outubro, na Travessa Sul do Covão, nas Meirinhas. A fisioterapeuta Bárbara Gomes, licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde de Leiria, é a responsável por este novo espaço de saúde, que presta serviços de várias especialidades.

Licenciada em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde de Leiria, Bárbara Gomes é a responsável pelo novo espaço de saúde

O novo gabinete vem “colmatar uma lacuna nas Meirinhas”, que apesar de “estar bem localizada e bastante desenvolvida”, ainda não tinha nenhum espaço que prestasse estes serviços, contou ao Pombal Jornal Bárbara Gomes, que já tem alguma experiência na prestação de serviços de fisioterapia, os quais exerce na Guia e no Louriçal.
Agora na “3R” propõe alargar o leque de serviços, contando para isso com vários profissionais de algumas especialidades. Assim, nas Meirinhas, os utentes terão disponíveis serviços de fisioterapia, consultas de medicina geral e familiar, pilates clínico (sessões individuais e em grupo), treino funcional e ioga terapêutico (ambos em sessões individuais), consultas na área da saúde da mulher e fisioterapia na pediatria.
Embora estas especialidades sejam mais procuradas aquando da recuperação de lesões, Bárbara Gomes prefere “apostar muito mais na parte preventiva, porque é aí que deve estar o foco da fisioterapia e da saúde a nível geral”. Mas, para isso, sabe que é preciso mudar alguns hábitos e mentalidades, alertando as pessoas para a “necessidade de prevenção da futura lesão”. E isso faz-se com “estratégias, uma das quais, a prescrição de exercício especializado e individualizado, direccionado para a condição de cada pessoa”.
É precisamente esse trabalho que propõe fazer na “3R”. Numa primeira consulta, será “sempre feita uma avaliação com base no historial clínico recente e passado em conjunto com instrumentos de medida adaptadas para a população portuguesa, mediante a condição da pessoa”, e é a partir dessa avaliação que é delineado o tratamento. Não obstante, a fisioterapeuta aconselha as pessoas a serem mais activas. E isso não passa obrigatoriamente por ir ao ginásio ou fazer exercícios específicos. Pode simplesmente passar por fazer caminhadas e dedicar um bocadinho do dia a fazer alguns exercícios adequados aos gostos de cada um.
“A alimentação saudável e a prática regular de exercício físico são a prevenção mais eficaz para qualquer tipo de lesão”, sublinha a fisioterapeuta, reconhecendo que também “há alterações degenerativas inerentes ao processo de envelhecimento, que não podemos travar, mas podemos impedir que evolua com tanta agressividade com exercício terapêutico e com estratégias para saber lidar com a dor”.
De referir que a clínica “3R” está aberta ao público às segundas e sextas-feiras das 9h30 às 13h00, às terças e quintas-feiras das 11h00 às 20h00 e aos sábados apenas para urgências, das 15h00 às 17h00. As consultas e sessões individuais realizam-se por marcação, enquanto que as sessões de pilates clínico em grupo realizam-se às terças e quintas-feiras, das 18h00 às 19h00, com vagas limitadas.

Carina Gonçalves | Jornalista

*Notícia publicada na edição impressa de 28 de Outubro