Casa da Comenda e ponte românica na Redinha vão ser intervencionadas

0
235

A necessidade de intervenções num imóvel adquirido pelo Município e na ponte românica, ambos na Redinha, ocuparam uma parte da discussão antes da ordem do dia, na última reunião de câmara de Outubro.

O Município quer transformar a Casa da Comenda numa Casa da Cultura

As situações de degradação geraram uma série de questões da vereadora Odete Alves sobre quais as intenções da autarquia para com a Casa da Comenda, adquirida pela câmara sob direito de preferência, e da ponte, que necessita de trabalhos com alguma urgência.
Em relação à degradação da ponte românica da Redinha, além de referir que as obras de manutenção deverão ser feitas com alguma celeridade, Odete Alves questionou o porquê de estar a ser usado um semáforo “de obras” para regular o trânsito sobre o monumento. A resposta chegou por parte do vereador Pedro Navega. Em relação ao semáforo, referiu que o que era usado anteriormente foi alvo de vandalismo e que a situação actual é temporária, devendo ser resolvida brevemente. Já a degradação da ponte é um assunto mais complicado de resolver. “Estamos a articular com a Direcção Geral da Cultura para fazer algo, mas a intervenção é muito sensível”, disse Pedro Navega. Não só pela antiguidade da própria ponte mas também porque é uma referência da Redinha. Ficamos assim a saber que as obras na ponte deverão ser executadas, não se sabendo ainda quando.
A vereadora socialista questionou ainda o presidente do Município sobre qual o destino a dar à Casa da Comenda, que a autarquia adquiriu e que está bastante degradada sem nenhuma intervenção à vista. Pedro Pimpão respondeu que o Município está a trabalhar em articulação com a Junta de Freguesia da Redinha para que a Casa da Comenda seja a Casa da Cultura, uma vez que não existe na sede de freguesia um local para a realização de eventos culturais. “Neste momento estamos na fase de pensar o projecto mas queremos que tenha uma ligação ao futuro parque verde que queremos concretizar na Redinha”, respondeu o autarca.

*Notícia publicada na edição impressa de 31 de Outubro

 

APOIE A IMPRENSA REGIONAL!

Partilhar
Artigo anteriorOs Amigos da Anita pedem à população para tricotar peças solidárias
Próximo artigoBiblioteca Itinerante renovada para enfrentar novos desafios
Biólogo Marinho de formação e pós graduado em Turismo de Natureza, nunca exerceu profissionalmente em qualquer uma das áreas. Há uns bons anos iniciou-se nas lides radiofónicas e esse bichinho ainda hoje perdura. O gosto que tinha pelo Cinema, desde tenra idade, foi apurado nos tempos universitários e, por estes tempos, não passa um dia sem ver, no mínimo, um filme. Não perguntem qual o seu preferido pois o gosto pode variar consoante a hora. Balança de signo, mas Leão de coração, gosta de viajar e ambiciona conhecer os quatro cantos do mundo. Mas quem não sonha com o mesmo?