Biblioteca Itinerante renovada para enfrentar novos desafios

0
191

Entre os dias 14 e 15 de Novembro, não se admire com as carrinhas estacionadas junto à Biblioteca Municipal de Pombal ou a circular pelo concelho. Devem fazer parte da 3ª edição do Encontro Internacional de Bibliotecas Itinerantes. Talvez ainda se lembre daquela velhinha carrinha que percorria o concelho e que era motivo de alegria, sobretudo das crianças, quando chegava às escolas. Pois é… O serviço da itinerância do livro continua a ser feito, agora com carrinhas mais modernas, e pelos vistos a alegria das crianças também continua a ser a mesma. Continuam as bibliotecas itinerantes a fazer sentido nos dias que correm? A resposta parece ser: sim!
No caso da Biblioteca Itinerante de Pombal (BIP), o serviço foi inaugurado há 65 anos (09/09/1959), pela mão da Fundação Calouste Gulbenkian. Em todos estes anos, apenas foram usadas três carrinhas. A mais recente foi adquirida em 2015 e, já este ano, sofreu uma remodelação. Para os saudosistas, a anterior não se reformou totalmente. Continua ao serviço da autarquia mas com outras funções. Quanto à “nova”, conta agora com uma melhor iluminação (LED) e as próprias prateleiras foram também renovadas e melhoradas para que os livros estejam mais seguros. A aquisição de um router 5G permite que os utilizadores tenham também acesso à internet e, em termos energéticos, uma melhoria essencial foi a colocação de painés solares que alimentam a carrinha, substitindo o sistema antigo de bateria.

Paulo Branco é um dos trabalhadores da biblioteca mais afectos à BIP

É com esta carrinha renovada que o serviço da BIP se vai mantendo. Um serviço que se revela fundamental no âmbito da promoção do livro e da leitura, e que visita, mensalmente, as escolas do 1º Ciclo, alguns Jardins de Infância, Lares, Centros de Dia e IPSS´s do concelho de Pombal. Neste ano lectivo, por exemplo, a BIP tem 517 crianças inscritas como leitoras, que estudam nos 16 estabelecimentos escolares que a carrinha visita e que são os estabelecimentos de ensino que não têm biblioteca escolar.

Desde o início do ano lectivo, foram já requisitados 951 livros por estas crianças, o que dá perto de dois livros por cada uma nestes primeiros dois meses. Paulo Branco, um dos colaboradores da Biblioteca que tem estado mais afecto à BIP, tem assistido à evolução nos gostos das crianças e diz que, curiosamente, hoje em dia, nota um aumento da procura por livros mais informativos ou de não ficção, e não de literatura tradicional. Mas as colecções “Geronimo Stilton” ou “Uma Aventura” continuam também a estar no topo das preferências.
Mas o empréstimo de livros não é a única função da BIP. Com ela são também dinamizadas actividades de animação do livro e da leitura, bem como alguns projectos junto das IPSS’s do concelho. As novas funcionalidades de uma biblioteca itinerante é um dos assuntos pertinentes que, por certo, será discutido no Encontro Internacional que se realiza em Pombal.

 

BIP vai levar livros às empresas
Um dos próximos projectos da BIP será levar livros às empresas do concelho. O Projecto Livros Sobre Rodas funcionará numa primeira fase apenas com algumas empresas prevendo alargar a visita a todas as que futuramente manifestarem interesse. O objetivo é alargar a possibilidade de empréstimo de livros a público adulto, que por algum motivo não consegue frequentar a Biblioteca Municipal nos seus horários de abertura habituais, tal como explica Paulo Branco.
Captar novos públicos e apoiar o processo de democratização do livro são também funções da Biblioteca Itinerante.

 

65
A Biblioteca Itinerante de Pombal tem 65 anos.

517
Estão inscritas como leitoras, neste ano lectivo, 517 crianças.

951
Só nos dois primeiros dois meses do ano lectivo já foram requisitados 951 livros.

 

Futuro das bibliotecas itinerantes discutido em Pombal
A 3ª edição do Encontro Internacional de Bibliotecas Itinerantes esteve agendado para Setembro. Os grandes incêndios que lavraram nessa altura fizeram com que o evento fosse adiado para os dias 14 e 15 deste mês [Novembro]. Este ano, o encontro, o único do país que reflecte exclusivamente sobre o papel das bibliotecas itinerantes, ocorre sob o tema “Bibliotecas para um futuro sustentável”, sendo que cada parte do programa corresponderá a um dos cinco pontos associados ao manifesto produzido pela rede europeia de bibliotecas públicas, por altura das eleições europeias. No encontro, estes temas são adaptados à realidade das bibliotecas itinerantes.
Este é também um encontro que vai ter uma forte componente prática e que começa de uma forma diferente. No primeiro dia, as carrinhas das bibliotecas itinerantes participantes, algumas delas quase a estrear, irão percorrer os espaços por onde a BIP passa regularmente. Haverá também uma visita guiada ao Convento do Louriçal e um workshop culinário para ensinar a fazer os famosos biscoitos do Louriçal. Só depois é que começam as intervenções (e discussões) propriamente ditas. Daniela Martins, coordenadora da Biblioteca Municipal de Pombal, sublinha que “há bibliotecas a apostar agora na itinerância e esta é uma área que está em crescimento, ao contrário do que se poderia supor”.

 

*Notícia publicada na edição impressa de 14 de Novembro


APOIE A IMPRENSA REGIONAL!

Partilhar
Artigo anteriorCasa da Comenda e ponte românica na Redinha vão ser intervencionadas
Próximo artigoHIC ET NUNC | A oposição
Biólogo Marinho de formação e pós graduado em Turismo de Natureza, nunca exerceu profissionalmente em qualquer uma das áreas. Há uns bons anos iniciou-se nas lides radiofónicas e esse bichinho ainda hoje perdura. O gosto que tinha pelo Cinema, desde tenra idade, foi apurado nos tempos universitários e, por estes tempos, não passa um dia sem ver, no mínimo, um filme. Não perguntem qual o seu preferido pois o gosto pode variar consoante a hora. Balança de signo, mas Leão de coração, gosta de viajar e ambiciona conhecer os quatro cantos do mundo. Mas quem não sonha com o mesmo?