Câmara prepara abertura da futura Praia do Urso

0
1673

A Câmara de Pombal está a preparar a abertura de uma nova frente de praia, a segunda zona balnear do concelho. A nova Praia do Urso, localizada a Sul da praia do Osso da Baleia, está prevista no Programa de Ordenamento para a Orla Costeira Ovar – Marinha Grande, classificada como praia natural.
O presidente da autarquia garante o compromisso de dotar o novo espaço, localizado na União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca, com condições para “uma fruição sustentável” em “harmonia com a natureza”. Para o efeito, Diogo Mateus anuncia um investimento que deverá rondar “cerca de 300 mil euros”.
Uma intervenção que irá incidir, designadamente, na melhoria do respectivo acesso à frente de praia, bem como na instalação de passadiços em madeira, prevendo a sua ligação à actual praia do Osso da Baleia.
Esta, localizada na freguesia do Carriço e classificada como seminatural, também irá ser intervencionada “com o objectivo de melhorar a sua fruição”. “A curto prazo realizaremos intervenções no parque de estacionamento, no parque de merendas e promoveremos a construção de um novo apoio de praia, que irá incrementar a oferta de restauração àqueles que nos visitam”, refere o autarca, estimando um investimento global de “cerca de 700 mil euros”.
“Estas intervenções são planeadas em próxima articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente e são norteadas pela preservação das qualidades ímpares que a natureza ali nos ofereceu”, frisou Diogo Mateus, aquando da sessão solene de abertura das últimas Festas do Bodo, presidida pelo secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde.
Recorde-se que a nova Praia do Urso surge depois da Câmara Municipal ter proposto a sua criação no âmbito do processo de revisão do Programa de Ordenamento para a Orla Costeira, dotada de “apoios de praia amovíveis e de carácter sazonal”.
Trata-se de uma frente marítima que consta de algumas listas de praias para a prática naturista ocasional desde 2002. O anúncio da sua abertura chegou a ser saudado pelas comunidades naturistas, considerando que a mesma “poderá constituir um ponto de encontro de toda a comunidade nudista e naturista”, salientando o facto de ser “a primeira praia a Norte do Tejo” com aquelas características.

*Notícia publicada na edição impressa de 29 de Agosto

Partilhar
Artigo anteriorEuroclean Centro presta serviço de limpeza do filtro de partículas
Próximo artigoMovimento manifesta-se contra a exploração de gás
Ingressou no jornalismo, em 1989, como colaborador no extinto “Pombal Oeste” que foi pioneiro na modernização tecnológica. Em 1992 foi convidado a integrar a redacção de “O Correio de Pombal”, onde permaneceu até 2001, quando suspendeu a profissão para ser Director de Comunicação e Marketing de um grupo empresarial de dimensão ibérica. Em 2005 regressou ao jornalismo, onde continua, até aos dias de hoje, a aprender. Ao longo destes (largos) anos de actividade, atestados pelo Carteira Profissional obtida em 1996, passou por vários jornais, uns de âmbito regional e outros nacional, onde se inclui o “Jornal de Notícias” e “Público”. Foi convidado a colaborar, de forma regular, com o “Pombal Jornal” onde se produz conteúdos das pessoas para as pessoas. Foi convidado a colaborar, de forma regular, com o “Pombal Jornal”, quinzenário com o qual deixou de colaborar no final de Maio de 2020.