Câmara içou bandeira verde e recebeu testemunho Eco-Escolas

0
1577

A Câmara de Pombal içou, ontem, o galardão “Município ECOXXI”, devido ao seu empenho na implementação do desenvolvimento sustentável, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa.

A bandeira verde foi hasteada no edifício dos Paços do Concelho pelo presidente da autarquia e pelo vereador do Ambiente, Renato Guardado, depois de um grupo de crianças da Escola do 1º Ciclo do Carvalhal, freguesia de Vila Cã, ter entregue os testemunhos da Rota dos 20 anos das Eco-Escolas.

Uma acção realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde os membros do executivo presentes tiveram oportunidade de assinar a bandeira Eco-Escolas que circula pelos 18 estabelecimentos de ensino distinguidas com aquele galardão.

O “Testemunho da Rota” contém quatro elementos: o Pergaminho, onde cada Eco-Escola elenca, pelo menos uma sugestão e um compromisso para a melhoria da mobilidade; uma bandeira, que será assinada por todos os intervenientes no programa Eco-Escolas; um Livro das Escolas, onde cada escola inscreve mensagens sobre o que é para si ser Eco-Escola, e um Livro dos Municípios, que se destina a recolher ideias, sugestões e mensagens sobre o projecto e sustentabilidade.

Orlando Cardoso (texto)

Manuela Frias (fotos)