Bioparque recebe este sábado o 1º BioBlitz

0
1453

Os Amigos do Arunca/GPS-Grupo Protecção Sicó, em parceria com a Junta de Freguesia de Pombal e o Município de Pombal, organizam este sábado, dia 9, o 1º BioBlitz d’Os Amigos do Arunca- “Biodiversidade em família”. O evento é gratuito mas de inscrição obrigatória, até dia 7, em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScC-SYYlKBEXVC7Z3yf6_bZF46MrI6w1VbijCzDzFcAlftkoQ/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0.

O evento decorre no Bioparque da Charneca

O BioBlitz d’Os Amigos do Arunca é um evento pedagógico e científico, no âmbito da educação e sensibilização para o Ambiente, Biodiversidade e Sustentabilidade, que procura dar a conhecer a fauna e flora do Bioparque da Charneca-Pombal, onde decorre o programa que conta com o apoio de vários investigadores nacionais. Pretende, ao mesmo tempo, promover a consciencialização da comunidade em geral para a importância da biodiversidade, através da conexão entre metodologias exploratórias e científicas na construção de uma consciencialização para a sustentabilidade, inspirada no Objectivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, “Proteger a Vida Terrestre”.

Além de ter um propósito científico útil, a iniciativa é também um momento lúdico e de aprendizagem para os participantes que têm, desta forma, oportunidade de conviver e trabalhar ao lado de cientistas e especialistas na biodiversidade nacional e aprender a identificar algumas espécies. Durante a actividade, os participantes fotografam as suas ‘descobertas’ com os seus smartphones e, depois disso, recorrendo aos especialistas e à app da BioDiversity4All, faz-se o reconhecimento das imagens capturadas. Os participantes ficam assim capacitados e incentivados a contribuírem para o registo da biodiversidade nacional, mesmo depois da actividade.
A concentração está marcada para as 09h00, seguindo-se a apresentação da metodologia de registo. O início da actividade está previsto para as 09h45. Por volta das 12h00 decorre a acção de sensibilização “A importância da Biodiversidade e renaturalização”, estando o encerramento da actividade e apresentação de resultados marcados para as 13h00.