ETAP ficou em primeiro e Gualdim Pais em terceiro lugar na Final Intermunicipal do Concurso de Ideias

0
1062

O projecto para acolher nómadas digitais de todo o mundo desenvolvido por três alunas da Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal (ETAP) foi o vencedor na categoria do ensino secundário/ profissional da Final Intermunicipal do Concurso de Ideias 2022, que decorreu no passado dia 1 de Abril, na Batalha. Já a ideia de criar dispensadores de leite em embalagens reutilizáveis, apresentada por três alunos do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, ficou em terceiro lugar no escalão do 3.º ciclo do ensino básico, cuja final intermunicipal decorreu a 5 de Abril, em Castanheira de Pera.

As alunas do curso Técnico de Turismo da ETAP Marina Almeida, Lara Mendes e Mafalda Lopes são as autoras do projecto “Nomadland”, vencedor do concurso referente ao ensino secundário. A ideia consiste na criação de um espaço “cowork” destinado a acolher nómadas digitais na cidade de Pombal, com o intuito de “criar uma comunidade única de nómadas digitais de todo o mundo”, que seja capaz de promover uma ligação com a comunidade local.

Por sua vez, o projecto “Leiteira do Século XXI”, apresentado pelos alunos Tomás Cravo, Diogo Pereira e Francisco Santana, da Escola Básica Gualdim Pais, classificou-se em terceiro lugar do escalão do 3º ciclo do ensino básico. A proposta inovadora prevê a criação de dispensadores de leite em embalagens reutilizáveis, à semelhança com o que é feito com os dispensadores de sumos naturais nos supermercados.

Para a vice-presidente da Câmara de Pombal “vale a pena ser empreendedor”, porque “ser empreendedor é ter ideias, construir soluções e resolver problemas”, o que “é de louvar”. Todavia, “por norma não conseguimos ser bons empreendedores à primeira, é preciso continuar a tentar”, afirmou Isabel Marto, aconselhando todos os alunos a não desistirem de ser empreendedores.

A autarca falava na fase final do concurso municipal de Empreendedorismo nas Escolas, ao qual concorreram um total de 39 projectos, envolvendo 247 alunos de 15 turmas e 17 docentes, das escolas Gualdim Pais (Pombal), Básica e Secundária da Guia, Secundária de Pombal e ETAP.

De salientar que o concurso intermunicipal de Empreendedorismo nas Escolas “Arrisca Connosco!” foi promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) em parceria com os municípios associados.