Albergaria dos Doze quer ligação ao IC2 para atrair mais investimentos

0
2133

Os presidentes da Câmara de Pombal e da União de Freguesia de Santiago, São Simão de Litém e Albergaria dos Doze consideram essencial a criação de uma ligação directa ao Itinerário Complementar 2 (IC2/ EN1), para que aquele território continue a atrair a instalação de investimentos. Uma via que deverá entroncar-se com a principal via rodoviária do país na zona de Meirinhas, próximo do local para onde está projectado um nó de acesso à Auto-Estrada do Norte (A1).
A intenção passa por aproveitar parcialmente as vias já existentes e melhorá-las no sentido de “desencravar” aquele território, permitindo desenvolver mais actividade económica, refere o presidente da Câmara, Diogo Mateus, adiantando que espera defender o projecto de construção do tão ambicionado nó à A1, na zona de Meirinhas/ Barracão na reunião que irá ter com o ministro das Infraestruturas, já agendada para debater o processo relativo à abertura de Monte Real à aviação civil.
Já o presidente da União de Freguesias, Manuel Nogueira Matos, não tem dúvidas que aquela futura ligação ao IC2 é fundamental para o desenvolvimento do território, designado por Alitém. O autarca refere que é preciso dar continuidade ao interesse que os investidores têm tido em se instalar na região, mais concretamente em Albergaria dos Doze, salientando que “já se nota mais emprego”.
As afirmações foram feitas durante uma visita que Diogo Mateus efectuou à União de Freguesias, a 28 de Janeiro, para conhecer as obras concluídas e em curso.
Respondendo ao desafio de Nogueira Matos para a criação de infra-estruturas para instalação de novas empresas em Albergaria dos Doze, o presidente da Câmara manifestou o interesse do município em criar condições para tal, em parceria com os privados já instalados. “A intenção não passa por uma zona industrial, da forma clássica como conhecemos”, disse.
Por outro lado, Diogo Mateus destacou, não só o investimento na rede de saneamento básico realizado naquele território, mas também na melhoria da rede rodoviária. Nesta última área, o edil realçou a construção, por fases, da tão ambicionada variante que permitirá retirar do centro urbano de Albergaria dos Doze o trânsito de veículos pesados. Muito deles oriundos do concelho vizinho de Ourém.
O presidente de Câmara enalteceu, ainda, o projecto em curso para a instalação de um parque de lazer e de arborismo em Albergaria dos Doze, na sequência de uma proposta vencedora do Orçamento Participativo. O espaço, a cargo do Núcleo de Aventura e Desporto de Albergaria dos Doze (NADA) e que o autarca acredita que será um motor de atractividade de praticantes de modalidade e de famílias à região.
Um novo “conceito” que irá complementar as várias unidades de turismo rural que vão surgindo naquele território, e concelho, segundo refere Diogo Mateus, com a vantagem de estar instalado “praticamente na malha urbana”.
Durante a visita, a comitiva teve oportunidade, ainda, de visitar e conhecer o projecto de melhoria e ampliação da Associação de Melhoramentos, Cultura e Recreio da Cartaria.

*Notícia publicada na edição impressa de 06 de Fevereiro

Partilhar
Artigo anteriorArtur da Silva: mais de quatro décadas dedicadas à Paróquia do Carriço
Próximo artigoCercipom assinala 40 anos e distingue parceiros
Ingressou no jornalismo, em 1989, como colaborador no extinto “Pombal Oeste” que foi pioneiro na modernização tecnológica. Em 1992 foi convidado a integrar a redacção de “O Correio de Pombal”, onde permaneceu até 2001, quando suspendeu a profissão para ser Director de Comunicação e Marketing de um grupo empresarial de dimensão ibérica. Em 2005 regressou ao jornalismo, onde continua, até aos dias de hoje, a aprender. Ao longo destes (largos) anos de actividade, atestados pelo Carteira Profissional obtida em 1996, passou por vários jornais, uns de âmbito regional e outros nacional, onde se inclui o “Jornal de Notícias” e “Público”. Foi convidado a colaborar, de forma regular, com o “Pombal Jornal” onde se produz conteúdos das pessoas para as pessoas. Foi convidado a colaborar, de forma regular, com o “Pombal Jornal”, quinzenário com o qual deixou de colaborar no final de Maio de 2020.