400 voluntários limpam praia do Osso da Baleia

0
1782

Cerca de quatro centenas de voluntários participam este sábado, dia 4, a partir das 09h00, na limpeza do areal da praia do Osso da Baleia e zona envolvente, numa extensão de cerca de 2000 metros.

Já durante o período da tarde, e após o almoço-convívio, estão previstas inúmeras actividades lúdico-pedagógicas, dinamizadas por técnicos da autarquia, museus municipais e Valorlis. Simultaneamente, serão realizadas actividades desportivas, destacando-se os workshops de Surf e Bodyboard para os jovens interessados.

Para além de fomentar o espírito de equipa, de cidadania, de responsabilidade e de participação activa, a iniciativa do pelouro do Ambiente do Município de Pombal vai mais longe e pretende também, segundo a autarquia, promover “a recolha selectiva dos resíduos; contribuir activamente para a qualidade das areias; sensibilizar para a importância de separar e encaminhar correctamente os resíduos; informar sobre a utilidade das dunas e divulgar a sua biodiversidade e alertar para a necessidade de proteger as dunas e sua vegetação”.

Sob o mote “Praia Limpa! Mais Segura”, a acção está igualmente associada às comemorações dos 30 anos da Bandeira Azul, do Dia Mundial do Ambiente (5 de Junho) e do Dia Mundial dos Oceanos (8 de Junho).

Entre os voluntários contam-se escuteiros, pais, alunos da Universidade Sénior e representantes de algumas entidades, nomeadamente o Município de Pombal, Juntas de Freguesia e Valorlis.