Município associa-se à Semana da Mobilidade

0
1543
semana-da-mobilidade-1
A Escolinha de Trânsito está hoje e amanhã junto à Biblioteca Municipal

A Câmara Municipal de Pombal preparou um conjunto de actividades, para esta semana, associando-se à Semana da Mobilidade que tem como tema “Mobilidade sustentável e inteligente – um investimento para a Europa”. A iniciativa tem como objectivo “fazer uma reflexão sobre as vantagens económicas dos modos de transporte mais sustentáveis, como a bicicleta, andar a pé, o transporte coletivo ou público e, claro, os veículos menos poluentes”.

Assim, na segunda e terça-feira (dias 19 e 20), a partir das 10 horas, estará a funcionar no Largo da Biblioteca Municipal de Pombal uma “Escolinha de Trânsito”, enquanto que dentro do edifício estará a decorrer um atelier de expressão plástica. Ambas as actividades decorrem das 10 às 12:30 horas e das 14 às 16 horas.

Na quarta feira, dia 21, entre as 10 e as 19 horas no Largo Manuel Henriques Júnior, junto ao Teatro-Cine de Pombal, estará patente uma exposição de Bicicletas e Test Drive. À tarde, no mini-auditório do Teatro-Cine está prevista a realização de um seminário intitulado: “Mobilidade urbana sustentável – um desafio de futuro”, com início marcado para as 14:30 horas.

A sessão de abertura estará a cargo do presidente da Câmara de Pombal, seguindo-se a apresentação do tema “Políticas, estratégias e medidas de promoção da mobilidade sustentável em meio urbano”, pela professora doutora Ana Bastos, da Universidade de Coimbra. Os “Sistemas de Bikesharing” será desenvolvido por Paulo Rodrigues e Cátia Peixoto, da empresa Órbita, cabendo a Paula Teles da MPT falar sobre a “Mobilidade Urbana Sustentável no Portugal 2020”.

Orlando Cardoso