Vermoil não pode ficar para trás

0
1749

Carlos Pinto
Membro da Assembleia
de Freguesia de Vermoil – PS

Entendi tomar a iniciativa de me dirigir a todos os Vermoilenses através do Pombal Jornal, atendendo que desempenho as funções de membro da Assembleia de Freguesia de Vermoil, para as quais fui eleito nas autárquicas do ano passado.
Neste texto vou abordar uma das áreas mais importantes para o desenvolvimento da freguesia – a Educação.
Desde o ano de 2008 o número de crianças a estudar nas escolas da nossa freguesia tem baixado significativamente.
A situação do encerramento da EB1 dos Matos da Ranha é de lamentar por todos nós, mas principalmente pelos pais e crianças. Com o encerramento da EB1, os pais tiveram que optar por uma nova escola para os seus filhos. Compreensivelmente, como faria qualquer um de nós, escolheram o melhor para as crianças. A maioria dos pais optou por colocar as crianças onde existiam melhores condições para o desenvolvimento e aprendizagem. Infelizmente, face à realidade existente, a escolha não pôde recair nas escolas da Freguesia.
Analisando o número de crianças da freguesia, constatamos que mais de 40% estudam nas escolas das freguesias adjacentes a Vermoil.
Nada tenho contra a construção de polos escolares noutras freguesias. O que não aceito é que haja polos escolares a funcionar desde 2009 (Carnide) e 2010 (Vieirinhos; Carriço; Redinha; Albergaria dos Doze; Fonte Nova; Abiul) e que, passados cinco anos, as crianças da freguesia de Vermoil continuem a ser prejudicadas face às crianças de outras freguesias.
Qual foi o critério para dar prioridade à construção de centros educativos nas freguesias mais pequenas (S. Simão de Litém, Albergaria dos Doze, Ilha, Carnide e Mata Mourisca)? Por que motivo foi dada prioridade a essas escolas, algumas das quais já têm metade das salas encerradas, enquanto os alunos de Vermoil têm de ir estudar para as freguesias vizinhas?
O Centro Escolar deve ser uma obra estruturante para o futuro da freguesia de Vermoil. O Centro Escolar de Vermoil deve ser uma obra prioritária no Concelho de Pombal.
Na minha opinião, a localização na Chã, irá contribuir para afastar a população do centro da freguesia. Defendo que a melhor localização, a que melhor serve a maioria dos cidadãos da Freguesia de Vermoil, é junto à atual EB1 de Vermoil. É uma localização mais central e mais próxima das atividades comerciais e de serviços, nomeadamente do centro de saúde.
A bem das famílias da Freguesia de Vermoil, a bem da educação dos nossos filhos, a bem do futuro da nossa terra, o Centro Escolar de Vermoil deve ser construído e entrar em funcionamento no ano de 2015, devendo o orçamento do Município de Pombal para 2015 garantir as verbas para esse fim.