Unidade de Saúde Familiar Marquês é a primeira do concelho

0
5275

Desde final de Junho que a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Marquês, no Centro de Saúde de Pombal, passou a funcionar como Unidade de Saúde Familiar (USF), coordenada pelo médico Luís Armando Morato, tal como já acontecia com a UCSP.

Uma Unidade de Saúde Familiar é uma pequena unidade operativa do Centro de Saúde com autonomia funcional e técnica, que contratualiza objectivos de acessibilidade, adequação, efectividade, eficiência e qualidade, e que garante aos cidadãos inscritos uma carteira básica de serviços.

A USF Marquês, integrada no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Pinhal Litoral, garante resposta a cerca de 11.500 utentes, e é a primeira do concelho de Pombal. Dispõe de uma equipa constituída por seis médicos, seis enfermeiros e cinco assistentes técnicos, num total de 17 profissionais. Funciona de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas.

De acordo com a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), a nova Unidade de Saúde Familiar “conta uma equipa disponível para prestar cuidados de saúde personalizados à população inscrita, tais como consultas programadas, atendimento de situações de doença aguda em todo o horário de funcionamento, cuidados de enfermagem e cuidados domiciliários”.

“ equipa da USF Marquês compromete-se a dar resposta a todas as solicitações, sejam de índole médica ou de enfermagem, no próprio dia e durante o horário de funcionamento”, afirma a ARSC através de uma nota de imprensa.

Actualmente, na área de influência do ACES Pinhal Litoral funcionam cinco USF: D. Dinis, Santiago de Leiria, Condestável, Cidade do Liz e Marquês.

ORLANDO CARDOSO (texto)