Uma casa de todos onde as histórias não têm fim

0
346
A biblioteca foi inaugurada no primeiro mandato de Narciso Mota

Foi a 24 de Setembro de 1998 que a Biblioteca Municipal de Pombal abriu as suas portas ao público. Pese embora o edifício tivesse sido inaugurado a 11 de Novembro de 1997, foi preciso esperar quase um ano para que os pombalenses dele começassem a usufruir. E para aqueles que ainda se lembram da anterior biblioteca, no piso térreo dos Paços do Concelho, a diferença não podia ser maior. O novo edifício é, sem dúvida, um dos maiores equipamentos públicos construídos no concelho.

Gentil Guedes (já falecido) e Joaquim Eusébio

Desde o ano da abertura, a Biblioteca Municipal de Pombal faz parte da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e, vinte anos depois, integrou a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Leiria. Mas um ano importante (e tem outros mais que pode consultar na cronologia anexa) é o de 2008, em que foi constituída a Rede de Bibliotecas de Pombal (RBP), em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares. Esta rede congrega, para além da própria Biblioteca Municipal, mais 25 bibliotecas no concelho, incluindo as bibliotecas escolares.
Parte do espólio da Biblioteca foi doado pela Fundação Calouste Gulbenkian nos anos anteriores à construção do novo edifício. Mas o número de livros foi aumentando de ano para ano e, segundo o software de gestão integrada da coleção da RBP, situa-se actualmente na casa dos 76 mil. Nestes, inclui-se a doação da colecção particular do Almirante António da Silva Ribeiro, com cerca de 2000 livros, ocorrida em 2020. E já que falamos em números, a rede tinha, a 31 de Agosto deste ano, 20.014 utilizadores inscritos, tendo registado 13.343 empréstimos durante o ano passado.
Um quarto de século após a sua abertura, os objectivos principais que foram definidos mantêm-se intactos. O esforço em criar e manter hábitos de leitura em diversas faixas etárias vai sendo aprimorado, mesmo sabendo que não é tarefa fácil. Há actividades pontuais e regulares, destinadas sobretudo às famílias, que se vão mantendo ao longo dos anos, e outras, como o Clube de Leitura, os Contos ao Luar ou Palavras que Iluminam a Noite, que têm conquistado espaço junto da comunidade, revelando-se importantes momentos culturais que vão além da promoção do livro e da leitura. E como não mencionar o Caminhos de Leitura, o Encontro de Literatura Infantojuvenil que cresceu até se tornar um dos mais importantes do país, sendo organizado anualmente pela Biblioteca. Os maiores desafios centram-se agora na criação de novas estratégias de aproximação à comunidade, na construção de uma postura mais proactiva e inovadora no trabalho, não apenas com o livro e com a leitura, mas com o desenvolvimento de outras competências recorrendo a estratégias e ferramentas adequadas a um mundo que se revela sempre mais digital.
Mas a Biblioteca continua a ser um espaço de acesso livre e gratuito, que apoia a população nas suas mais variadas necessidades, quer seja como local de estudo em tempo de exames, de auxílio à população imigrante na preparação de currículos e pesquisas na internet, ou até à população sénior que quer apenas um espaço para passar algum do seu tempo a ler um jornal ou uma revista.

25 anos de histórias, 25 anos de memórias

24 de setembro de 1998 – Inauguração da Biblioteca Municipal de Pombal – data de abertura ao público do novo edifício

1998 – Integra a Direção Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas

2003 – Primeira edição do Encontro de Literatura Infantojuvenil (hoje Caminhos de Leitura)

2008 – Ano de criação da Rede de Bibliotecas de Pombal

2013 – Utilização do Biblio.net como software de gestão integrada da coleção (um passo importante no processo de gestão da coleção)

2015 – Adquire uma nova carrinha para o serviço da Biblioteca Itinerante de Pombal

2018 – Integra a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Leiria (RIBRL)

2019 – Inaugura o Espaço Maker – Doing Pombal

2020 – Vence o prémio Autarquia do Ano com o Projeto Cacifo de Leituras

2021 – Vence o prémio Maria José Moura – Boas Práticas em Bibliotecas Públicas com o Projeto Cacifo de Leituras

2022 – Apresenta o Observatório de Leitura e o Selo Caminhos de Leitura

2023 – Oferece a todos os leitores o serviço Pressreader

2023 – Apresenta o Espaço BeDeteca