Ministro da Educação considera ETAP “uma escola de referência”

0
761

O ministro da Educação, João Costa, considera que a ETAP é “uma escola de referência” que tem o “propósito muito importante” de mostrar que “o ensino profissional é mais do que os outros”.

A ETAP, que comemorou 34 anos de existência a 19 de Setembro, “serve um propósito muito importante” de “mostrar a todo o país” que “o ensino profissional é mais do que os outros porque dá uma dupla certificação”, designadamente o 12.º ano de escolaridade e “uma certificação profissional reconhecida em toda a União Europeia”.

Apesar disso, “há ainda muito trabalho a fazer para derrubar alguns muros mentais que existem sobre o ensino profissional”, os quais “nascem por falta de conhecimento e informação”, afirmou o governante que, no passado dia 20 de Setembro, visitou a ETAP acompanhado da ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e do secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, no âmbito da iniciativa Governo Mais Próximo.

Na altura, o presidente da autarquia destacou o “projecto diferenciador” da ETAP, que está “empenhada em encontrar novas soluções”, tal como comprova a melhor candidatura para criar um Centro Tecnológico Especializado Industrial e a intenção de “criar um centro de formação automóvel”.

Pedro Pimpão enalteceu também o “grande exemplo” da ETAP na qualificação dos jovens, que “têm entrada directa no mercado de trabalho” e estão “mais disponíveis para aumentar as suas competências no seu percurso de vida”.