“Temos o emprego que merecemos”

0
1655

O Teatro-Cine de Pombal recebeu a segunda conferência que une o ISLA e a revista Invest na comemoração dos quarenta anos de democracia, e que pretende fazer uma reflexão colectiva para o futuro de Portugal, num debate intergeracional para levantar questões prementes da nossa comunidade.

Gonçalo Xufre da Silva, director da ANQEP, foi um dos convidados, tendo feito uma abordagem ao modo de funcionamento do ensino profissional, num percurso de dupla certificação, em que a componente prática e a preparação para o mercado de trabalho assumem um papel primordial. “Não é uma oferta para quem não tem sucesso nas científico-humanísticas”, procurou desmistificar, dando conta da necessidade de valorizar o ensino profissional.

Já Pedro Saraiva, docente do ensino superior, sublinhou que para sermos competitivos temos de saber muito bem onde apostar, nomeadamente ao nível da qualificação das pessoas e das organizações. Não duvida que as pessoas são o capital para o crescimento do país, pelo que, no seu entender, “temos o desemprego que merecemos, à luz daquele que é o abandono escolar”.

Leia a notícia completa na edição impressa nº 41