Soure prolonga programa de apoio à natalidade até Dezembro de 2023

0
1573

O Município de Soure decidiu renovar por mais dois anos o ‘Programa Cegonhas’, estendendo até Dezembro de 2023 a “medida de incentivo à natalidade” que consiste na “atribuição de um subsídio” a todos os bebés naturais ou residentes no concelho. A iniciativa, que tem vindo a ser implementada desde Fevereiro de 2016, já apoiou 415 crianças e famílias com um valor total de 266.650 euros.

O ‘Programa Cegonhas’ visa “apoiar as famílias, potenciar e intensificar um conjunto de estímulos à fixação e à atracção de pessoas ao concelho, incentivar a natalidade, bem como apoiar a economia local”, refere uma nota da Câmara de Soure, que aprovou o alargamento do projecto “até 31 de Dezembro de 2023”.

Esta decisão é justificada pelo facto de se manterem “actuais os pressupostos que levaram à criação deste programa e a efectiva repercussão que este apoio representa para as famílias que dele usufruíram”.

“Desde a sua criação, este projecto tem vindo a receber candidaturas e tem-se mostrado como um meio profícuo no estímulo ao aumento da natalidade e de apoio às famílias”, salienta a autarquia, revelando que no total já foram apoiadas “415 crianças e famílias”.

Em termos de investimento, esta medida já custou aos cofres municipais 266.650 euros, sendo que no último ano (2021) foram atribuídos subsídios no valor total de 43.250 euros.

“Esta medida de incentivo à natalidade concretiza-se através da atribuição de um subsídio (de 250 euros, 500 euros ou mil euros), dividido em duas tranches, cujo valor depende dos rendimentos dos progenitores”, explica a edilidade, salientando que são beneficiárias as “crianças registadas como naturais ou residentes no concelho de Soure”.

A candidatura deve ser efectuada “até seis meses após o nascimento do bebé”, através do preenchimento de um formulário próprio. Para receber o respectivo subsídio, os requerentes devem entregar documentos comprovativos da realização de compras de produtos ou bens destinados ao recém-nascido em estabelecimentos comerciais do concelho de Soure, até ao valor total de apoio concedido.