Semana da Juventude propõe actividades de animação e orientação profissional para os jovens

0
1087

Ajudar os jovens a tomar decisões informadas em relação ao seu futuro, mas também proporcionar-lhes momentos de diversão são os principais objectivos da Semana da Juventude, que decorre em Pombal, entre os dias 27 de Março e 2 de Abril. Este ano, a iniciativa conta também com algumas actividades associadas à temática da saúde mental.
Ao longo de sete dias, o Jardim do Cardal vai ser palco de “um evento que se quer útil para os jovens”, salientou o presidente da autarquia, destacando as duas vertentes desta Semana da Juventude.
A primeira é uma feira de formação e orientação vocacional com a participação de algumas instituições de ensino secundário e superior, bem como de forças de segurança e organizações com programas vocacionados para a juventude, os quais de 28 a 30 de Março vão apresentar “o máximo de ofertas e oportunidades para os nossos jovens tomarem decisões informadas” para o seu futuro, realçou Pedro Pimpão.
Mas o pontapé de saída acontece a 27 de Março, às 15h00, no Teatro-Cine de Pombal, com a exibição da curta-metragem “No limiar do pensamento”, de António Sequeira, que aborda o combate ao estigma da doença mental, numa parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral e do Cineclube de Pombal, seguida de um debate com a presença do realizador da curta-metragem.
Ao longo dos primeiros dias, serão ainda promovidas várias sessões que vão abordar diferentes temáticas, com especial enfoque para o tema da saúde mental.
O segundo momento será de animação e começa na sexta-feira (dia 31) com o Dia Académico, cujas actividades se desenvolvem no pólo do IPL em Pombal e terminam no Jardim do Cardal numa Noite Académica com a actuação de duas tunas e do DJ Kiko.
No sábado (1 de Abril), a diversão está a cargo do artista Ivo Lucas e do DJ Pedro Lothar.

O artista Ivo Lucas e o DJ Pedro Lothar anima a noite de sábado (dia 1)

Já no domingo (dia 2), “O talento sai à Rua”, desafiando os jovens a “apresentarem os seus projectos musicais no palco do Jardim do Cardal”, frisou o autarca, destacando igualmente a realização da “BMX Freestyle”, que acontece entre as 16h00 e as 18h00 no skate park de Pombal.
De referir que a programação da Semana da Juventude resulta de uma articulação com as associações juvenis e estudantis do concelho e do Conselho Municipal de Juventude, prevendo a realização de várias dinâmicas e iniciativas, designadamente workshops, talks e actividades desportivas e culturais. A organização está a cargo do Município de Pombal, em parceria com a Adilpom.

Carina Gonçalves | Jornalista

*Notícia publicada na edição impressa de 9 de Março