Semáforos da cidade vão ser substituídos por passadeiras sobrelevadas

0
2681

Os semáforos da cidade de Pombal vão ser substituídos por passadeiras sobrelevadas. Esta decisão foi tomada depois de um estudo ter concluído que a circulação automóvel melhora consideravelmente com os semáforos desligados. No entanto, os semáforos foram reactivados até serem implementadas as soluções necessárias para garantir a segurança rodoviária.
“Ao longo dos últimos três meses”, a Unidade de Segurança Rodoviária do Município de Pombal realizou um estudo técnico de otimização de fluência do trânsito na cidade, que serviu para medir os possíveis benefícios para a circulação automóvel, refere uma nota da autarquia.
O estudo consistiu em desactivar os semáforos localizados junto ao Jardim do Cardal e na Avenida Heróis do Ultramar, em frente ao Tribunal. A conclusão é que há “melhorias consideráveis na fluência de trânsito quando os semáforos se encontram desligados”.
Neste sentido, a autarquia vai “desactivar os semáforos” e instalar “passadeiras sobrelevadas nos locais de atravessamento”, com vista a “aumentar as condições de segurança dos peões”, salienta a mesma nota.
Assim, o semáforo junto ao Jardim do Cardal vai ser substituído por uma passadeira sobrelevada, enquanto o semáforo em frente ao tribunal sai para dar lugar a duas passadeiras sobrelevadas, “ambas mais próximas dos arruamentos existentes”, adianta o estudo.

Semáforo junto ao Jardim do Cardal vai dar lugar a passadeiras sobrelevadas

Todavia, enquanto estas estas soluções de melhoria não forem implementadas, os semáforos vão manter-se em funcionamento.

Carina Gonçalves | Jornalista

*Notícia publicada na edição impressa de 9 de Março