Quer iniciar-se na apicultura? Há uma formação em Março

0
2879

A ADECA – Associação de Desenvolvimento Integrado do Concelho de Alvaiázere organiza nos dias 28 e 29 de Março a segunda edição do curso de iniciação à apicultura, com especial enfoque na vertente prática.
Os conteúdos formativos do dia 28 incluem introdução à apicultura, com uma abordagem à biologia da abelha e composição de uma colónia, o comportamento social das abelhas, a colónia, o enxame e a vida no interior da colmeia. A formação inclui, ainda, conteúdos sobre a colmeia (tipos, características, locais para instalação), flora apícola, povoamento de colmeias e maneio das mesmas, principais pragas e doenças das abelhas, sintomatologia e tratamentos e, por último, um conteúdo dedicado à produção de mel e produtos apícolas.
No último dia, 29, será abordada a temática do maneio apícola ao longo do ano (Primavera, Verão, Outono e Inverno).
Segundo a ADECA, o objectivo da acção “é incentivar e dinamizar a apicultura na nossa região e dotar os participantes de conhecimentos técnicos que possam ser uma mais-valia para a produção de mel”. Por outro lado, “surge sob alçada do recém-criado gabinete de apoio ao mundo rural, em parceria com a empresa MacMel Apicultura, de Macedo de Cavaleiros”.
A frequência do curso tem um custo de 50€ e as vagas são limitadas. Os participantes terão obrigatoriamente de utilizar fato de apicultor e, caso não disponham de nenhum, a associação terá disponíveis para venda.
As inscrições podem ser feitas através do e-mail: miguel.dias@adeca.pt ou directamente nas instalações da ADECA, em Alvaiázere.