Pombal reforça medidas de segurança nos locais de voto

0
1361

Com o objectivo de tornar ainda mais seguro o voto eleitoral nas Legislativas marcadas para o próximo domingo (dia 30 de Janeiro), a Câmara Municipal de Pombal implementou uma série de medidas adicionais em todos os locais de voto do concelho.

“O Município de Pombal reforçou a segurança sanitária do voto eleitoral e de todos os envolvidos nas eleições Legislativas do próximo domingo para garantir que votar é seguro”, refere uma nota da autarquia, salientando que “além do vário material enviado pela Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna”, “todas as 69 secções de voto” serão dotadas de máscaras cirúrgicas, máscaras FFP2, batas, luvas, bem como gel desinfectante para higienização de mãos e superfícies.

As medidas estendem-se também aos “345 agentes eleitorais e todo o pessoal de apoio ao processo eleitoral”, que poderão realizar teste à Covid-19 numa operação a realizar no centro municipal de exposições (Expocentro), ao longo de todo o dia de sábado.

Por outro lado, esta sexta-feira será realizada uma sessão de esclarecimento, por videoconferência, para todos os presidentes de secções de voto e presidentes das juntas de freguesia, sobre as principais funções e determinações a ter no exercício dos respectivos cargos, no âmbito do acto eleitoral do próximo domingo.

Apesar do reforço das medidas de segurança, o Município de Pombal apela a todos os eleitores para “o rigoroso cumprimento das normas de segurança sanitária durante o exercício de voto, designadamente seguir as sinaléticas afixadas nas assembleias de voto, a utilização de caneta própria, o uso de máscara cirúrgica ou FFP2, higienização das mãos e manter o distanciamento físico”.

A edilidade recorda ainda que a Direcção-Geral da Saúde emitiu um conjunto de regras a adoptar pelas pessoas em confinamento obrigatório, que excepcionalmente podem deslocar-se para exercerem o direito de voto de forma presencial. Neste sentido, estes eleitores devem deslocar-se aos locais de voto “preferencialmente entre as 18 e as 19 horas” e “através de uso de transporte individual ou a pé e o uso permanente de máscara facial cirúrgica ou máscara FFP2”.

Nestas regras estão enquadrados os eleitores em confinamento obrigatório, quer estejam positivas para SARS-CoV-2, sintomáticas ou assintomáticas, quer estejam em isolamento profiláctico por serem contactos de alto risco.

De salientar que na freguesia de Pombal haverá 24 mesas de voto, das quais 13 se situam na cidade de Pombal, mais propriamente na Escola Secundária. As restantes 11 estão distribuídas por 11 aldeias da freguesia (Pousios, Casalinho, Ranha de Baixo, Travasso, Alto dos Crespos, Mendes, Roussa, Pinheirinho, Escoural e Barrocal).