Paços do Concelho, castelo, biblioteca e Casa Varela iluminados a azul

0
1146

Pombal associa-se este sábado, dia 24, às comemorações do 75º aniversário das Nações Unidas ao iluminar, a azul, o edifício dos Paços do Concelho, o Castelo, a Biblioteca Municipal e a Casa Varela.
Numa nota enviada à imprensa, o Município de Pombal refere que “aceitou o desafio lançado pela Organização das Nações Unidas ao comemorar uma data que a organização considera de grande importância para o sistema internacional multilateral, sobretudo no actual contexto de crise resultante da pandemia da Covid-19”.
O Dia das Nações Unidas é assinalado no dia 24 de Outubro desde 1948 e pretende marcar a entrada em vigor da Carta das Nações Unidas (1945). Só em 1971, a Assembleia-Geral das Nações Unidas recomendou aos Estados-membros celebrarem esta efeméride.
Este ano, a data é marcada, entre outras acções, pela iniciativa “Turn Europe UN Blue”, promovida pelo Centro de Informação Regional da ONU para a Europa Ocidental (UNRIC, na sigla em inglês).
Em Portugal, mais de 30 municípios vão iluminar edifícios, monumentos, centros culturais, entre outras estruturas, com a cor oficial das Nações Unidas: o azul.
O Palácio Nacional da Ajuda e o Arco da Rua Augusta, em Lisboa, o Palácio da Bolsa, no Porto, o Castelo dos Mouros, em Sintra, o Castelo de Bragança, o Paço da Cultura, na Guarda, e a sede da Associação Nacional de Municípios Portugueses, em Coimbra, são alguns dos monumentos e edifícios que se vão juntar à iniciativa.
Já em outras zonas da Europa, o edifício-sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, o Castelo de Dublin, o Palácio de Cibeles, em Madrid, e o Palácio da Paz, em Haia, estão entre os vários monumentos e edifícios que também irão “vestir” a cor azul este sábado.
Ainda em Portugal, e para assinalar este aniversário da ONU, a Imprensa Nacional/Casa da Moeda, em parceria com o Banco de Portugal e o Centro Regional de Informação das Nações Unidas, cunhou uma moeda corrente comemorativa com o valor facial de dois euros.