ONG portuguesa lança missão solidária na Guiné-Bissau

0
373

A ONGD portuguesa Afectos com Letras iniciou neste último sábado (8) uma missão na Guiné-Bissau, destinada a fortalecer o desenvolvimento local e a educação, através da entrega de equipamentos essenciais e o lançamento de projectos educativos e de formação profissional.

A missão incluiu a entrega de três descascadoras de arroz e dezassete paletes de material de puericultura em diversas maternidades e centros de saúde pelo país, segundo anunciou a organização. Estes esforços visam aliviar o trabalho manual e promover melhores condições de saúde e cuidados infantis.

O projecto denominado “A máquina que cria tempo” é um dos destaques desta iniciativa. Com a doação das descascadoras de arroz às comunidades de Varela-Iale, no norte, Ilha de Orango, no Arquipélago dos Bijagós, e Ilha de Como, no sul, o objectivo é retirar meninas e adolescentes da descasca manual do arroz, permitindo que estas possam frequentar a escola e ter mais tempo para se dedicarem à educação.

Adicionalmente, a ONG deu continuidade ao projecto “Costurar com Afectos”, iniciado em Novembro de 2023. A segunda fase deste projecto foi lançada também nesta viagem e visa não apenas formar jovens e adultos em corte e costura, mas também desenvolver a comercialização das peças produzidas. As actividades de formação ocorreram na Escola Lassana Cassamá, no Bairro do Quelelé, uma das áreas mais carentes da região.

A Afectos com Letras é reconhecida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros Português como uma Instituição de Utilidade Pública e tem presença activa na Guiné-Bissau desde Agosto de 2012.