Mais de 100 idosos vivem sozinhos ou isolados

0
2686

A norte do distrito, Pombal é o concelho que tem mais idosos a viver sozinhos e muitos deles estão também em situação de isolamento.

No distrito de Leiria, há mais de 900 idosos a viver sozinhos ou isolados. Os dados foram divulgados na semana passada pelo comando territorial de Leiria da Guarda Nacional Republicana, no âmbito da operação “Censos Sénior 2014”, levada a cabo em todo o território nacional, e que teve como principal objectivo actualizar os dados existentes relativamente a esta camada da população.

Dos números apontados para os concelhos a norte do distrito, Pombal surge destacado com a maior percentagem de idosos neste tipo de situações. O concelho lidera no número daqueles que vivem sozinhos, com 84 casos registados pela GNR, sendo também a região que congrega mais situações entre os que vivem não apenas sozinhos mas também isolados. Neste campo, os militares obtiveram 27 registos.

Durante a operação, a GNR registou ainda outras situações que, embora não se enquadrando nas anteriores, constituem, segundo refere, “algum risco”. A título de exemplo aponta casais em que um deles se encontra acamado. Neste domínio, há 65 casos só nos concelhos a norte do distrito, revelam os dados daquela força de segurança, com Castanheira de Pera a liderar o grupo, seguida de Pombal, onde foram sinalizados 21 casos.

Por sua vez, o concelho de Alvaiázere, e contrariamente a Pombal, destaca-se na tabela do norte do distrito pelo menor número de indivíduos enquadrados nos parâmetros definidos para esta operação. Dos 31 detectados, 26 vivem sozinhos e quatro vivem sozinhos e isolados. É também a única região pertencente ao comando territorial de Pombal onde não figura, até à data, qualquer caso de idosos a viver isolados.

Além da actualização dos dados, a “Operação Censos Sénior” tem também como objectivo “conhecer melhor a realidade desta população mais vulnerável, nomeadamente as problemáticas associadas ao isolamento e solidão, através do preenchimento de um pequeno questionário”, revela a GNR.

A norte do distrito, Pombal é o maior concelho em termos de área e de população sinalizados pela Guarda Nacional Republicana (GNR), no âmbito da Operação Censos Sénior 2014, levada a cabo em todo o território nacional, do Comando Territorial de Leiria, são os seguintes:

Sozinhos – 756;

Isolados – 33;

Sozinhos e Isolados – 73;

Outras situações (não se enquadraram nas anteriores, mas constituem algum risco, ex: 2 idosos que vivem juntos) – 114;