Louriçal celebra 29 anos de reelevação a vila a pensar no futuro

0
1093

O restauro da Capela do Recolhimento e a construção do parque verde são dois projectos que permitem aumentar o potencial turístico do Louriçal. O primeiro está concluído e vai ser inaugurado este sábado (21 de Maio), dia em que o Louriçal celebra 29 anos de reelevação a vila. O segundo ainda está em fase de projecto, o qual será apresentado à população neste mesmo dia.
“Com a inauguração das obras de restauro da Capela do Recolhimento fica concluída a requalificação de todo o património histórico da freguesia”, contou ao Pombal Jornal o presidente da Junta do Louriçal.
O edifício “será a partir de agora um espaço multiusos que estará ao serviço da freguesia, podendo acolher exposições e outras actividades ligadas ao turismo”, adiantou José Manuel Marques, revelando que a inauguração do restauro da Capela do Recolhimento coincide com a abertura da primeira exposição, que estará patente ao público durante 30 dias. Falamos de uma exposição de pintura de três artistas louriçalenses: João Vale, Fernando Cruz e Jorge Abade.
De salientar que o restauro da Capela do Recolhimento representou um “investimento de perto de 30 mil euros”, financiada a 80%. As intervenções contemplaram a construção da parede traseira do edifício, que “estava em risco de ruir”, a renovação do telhado e a colocação de janelas e caleiras, bem como reboco e pintura. Além disso, a iluminação foi substituída por luzes led e foi instalado no interior mobiliário para o espeço poder acolher exposições.
Este investimento inclui ainda a colocação de placas de sinalética do património da freguesia com informação em três línguas diferentes e em braile.
As comemorações do aniversário de reelevação a vila, que começam com a habitual sessão solene no salão nobre da Junta de Freguesia, às 16h00, prossegue com a inauguração do restauro da Capela do Recolhimento (17h00) e a apresentação do projecto do futuro Parque Verde do Louriçal (17h30). Uma tarde cultural com a actuação da Sociedade Filarmónica Louriçalense e do Rancho Folclórico e Etnográfico do Louriçal encerram os festejos.

Carina Gonçalves | Jornalista