Junta de Abiul recupera antigos moinhos das Corujeiras

0
2397

A Junta de Freguesia de Abiul está a avançar com os trabalhos de restauro dos antigos moinhos de vento das Corujeiras. Um projecto ambicionado há vários anos e que agora se concretiza, tendo a Câmara de Pombal aprovado, na sua última reunião, atribuído um apoio financeiro de cerca de 20.500 euros.

Aqueles moinhos possuem características que os fazem ser únicos na Europa. Datados do final do século XIX, fazendo parte da história daquele território serrano do concelho de Pombal, crê-se, pelas suas formas, que se tratam de moinhos de influência norte-americana e, talvez por isso, são considerados únicos daquele género na Europa.
O restauro surge depois de a Junta de Freguesia, presidida por Sandra Barros, ter apresentado uma candidatura à operação “Renovação de Aldeias”, junto da Terras de Sicó – Associação de Desenvolvimento. Uma candidatura que garante um apoio no valor de 67.980,50 euros, sendo o valor restante (20.479,68 euros) assegurado pela Câmara Municipal.
Ao apresentar a proposta de atribuição do referido apoio em reunião do executivo, o presidente da autarquia, Diogo Mateus, não escondeu a sua satisfação pela concretização daquele processo, que se arrastou durante vários anos, enaltecendo tratar-se de um “investimento importante para a preservação das tradições e do património cultural do município e, em particular, da freguesia de Abiul”. “Os moinhos são mais um ícone turístico de Abiul”, frisou.
Já proprietária de um dos moinhos, construído em madeira, a Junta de Freguesia adquiriu, em 2017, um outro moinho, em chapa, igualmente com o apoio da Câmara Municipal, que para o efeito atribuiu um apoio de 4.000 euros.
Na ocasião, a autarquia liderada por Sandra Barros anunciou a intenção de potenciar turística e culturalmente toda aquela zona da freguesia, que “apresenta um ponto de observação único para as serras de Sicó, Lousã e Alvaiázere e para a estrada municipal 501, via que é uma marca deste território.”
“A criação de percursos pedonais e de um parque de lazer e apoio aos moinhos são outros dos projectos que o município em colaboração com a Junta de Freguesia de Abiul pretende desenvolver para o local”, acrescentava.

*Notícia publicada na edição impressa nº 182, de 28 de Maio