PSP de Leiria trava rede de tráfico de droga na região

0
2894

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Leiria, através da esquadra de Investigação Criminal, deteve, esta quarta-feira, 17 pessoas, cinco mulheres e 12 homens, com idades compreendidas entre os 20 e os 44 anos de idade, “pela prática de vários crimes, em especial o de tráfico de droga”, informou aquela força de segurança, através de uma nota de imprensa emitida hoje.

Foto: PSP de Leiria

A “operação policial de grande envergadura” foi desencadeada no âmbito de uma investigação relativa a tráfico de estupefacientes e consistiu na realização de 24 buscas domiciliárias e 17 não domiciliárias, incluindo dois estabelecimentos comerciais, em várias localidades dos distritos de Leiria, Lisboa e Santarém, designadamente, Pombal, Albergaria dos doze, Colmeias, Leiria, Marinha Grande, Fátima, Ourém, Entroncamento, Rio Maior, Foz do Arelho, Caldas da Rainha e Lisboa.
A operação resultou na apreensão de 10.689 gramas de haxixe, 6.559 gramas de liamba, 876 gramas de MDMA (em cristais), 92 gramas de cocaína, 34 plantas de canábis e uma estufa artesanal. Foram apreendidos ainda 15.555 euros em dinheiro, nove viaturas, uma arma classe A (arma elétrica dissimulada na forma de lanterna), uma arma de ar comprimido, 41 munições de calibre 7.62 mm, várias balanças, telemóveis, computadores portáteis, tablets, televisores e ainda dezenas de outros objectos relacionados com o crime investigado.
Para esta operação policial, acompanhada em permanência pelo DIAP de Leiria, através da magistrada do Ministério Público, foram mobilizados cerca de 100 agentes da PSP, pertencentes aos comandos de Leiria, Lisboa e Santarém, nas valências de investigação criminal, ordem pública, intervenção rápida e equipas cinotécnicas de detecção de estupefacientes. Os polícias contaram ainda com o apoio de militares do Destacamento de Intervenção da GNR de Santarém.
Dez dos detidos foram presentes a tribunal esta quinta-feira, para primeiro interrogatório judicial, sendo os restantes notificados para comparência posterior.