Já votou numa das propostas do Orçamento Participativo?

0
1199

Está a decorrer até ao próximo dia 23 o período de votação das propostas aceites para o Orçamento Participativo de Pombal deste ano. No total, são cinco projectos que estão a votos e que qualquer cidadão com mais de 18 anos, residente no concelho no Pombal ou com relações profissionais ao mesmo, pode apoiar com o seu voto. As propostas não podem ultrapassar o orçamento de 100 mil euros.
A primeira proposta é designada por “Bancada no Campo das Lagoas” e visa a construção de uma bancada coberta no campo de jogos da Ilha, com dois balneários por baixo. Os proponentes dizem que “devido ao número de equipas e atletas, que atualmente praticam desporto no Campo das Lagoas é fundamental a criação de uma bancada, para melhorar as condições dos adeptos, e mais dois balneários, para dotar de condições mínimas as equipas de competição do clube”.

Já a segunda proposta a votação prevê a instalação de parques de recolha de monos e de resíduos agrícolas nas freguesias do concelho. “Procura por um lado, trazer maior higiene urbana e rural, como promover e instalar hábitos adequados para futuras gerações tratarem de forma correta os resíduos, produzidos de forma contínua pela atividade humana”, lê-se na proposta, que demonstra preocupação com os depósitos de resíduos agrícolas ou de podas e abates de árvores, bem como com a inexistência de locais identificados para o depósito de resíduos de equipamentos electrónicos, electrodomésticos, mobiliário ou estruturas metálicas.
A terceira proposta designa-se por “Rede Pública de IoT com solução de apoio à gestão de recolha de resíduos sólidos e urbanos”. O objectivo é “a implementação de uma rede pública de IoT, que cubra todo o concelho, que possa ser utilizada pelos cidadãos e empresas do concelho de Pombal, através de um regulamento com regras bem definidas”. Prevê ainda a instalação de uma solução de recolha de resíduos sólidos e urbanos na cidade de Pombal que permitiria vantagens na gestão deste serviço.

A proposta quatro diz respeito a um “Centro de Desportos de Natureza” em Abiul. Pretende a criação de uma estrutura de animação permanente que serviria de “ponto de partida e ponto de informação para a prática de várias atividades desportivas/turísticas”, albergando um Centro de BTT, um Centro de Trail e percurso permanente de orientação.
Por fim, a quinta proposta a votação diz respeito à “Requalificação do pavimento das instalações desportivas exteriores da Escola EB Marquês de Pombal”, em Pombal. Propõe a colocação de um pavimento desportivo modular em polipropileno, para a prática de várias modalidades desportivas, que substitua o actual piso, em alcatrão, de forma a trazer melhores condições aos alunos e também uma maior segurança à utilização do espaço exterior daquele estabelecimento de ensino, que alberga cerca de 700 alunos.
A votação decorre na página pombalparticipa.pt e quem quiser descarregar o seu voto terá de fornecer o número do cartão de cidadão ou bilhete de identidade e ter um número de telemóvel válido, pois o voto só será contabilizado depois de introduzido um código enviado para o telemóvel.

Partilhar
Artigo anteriorDESTAQUE | Natal à Mesa
Próximo artigoN(A) ESCOLA DA VIDA | Imagens, jogos e Natais
Biólogo Marinho de formação e pós graduado em Turismo de Natureza, nunca exerceu profissionalmente em qualquer uma das áreas. Há uns bons anos iniciou-se nas lides radiofónicas e esse bichinho ainda hoje perdura. O gosto que tinha pelo Cinema, desde tenra idade, foi apurado nos tempos universitários e, por estes tempos, não passa um dia sem ver, no mínimo, um filme. Não perguntem qual o seu preferido pois o gosto pode variar consoante a hora. Balança de signo, mas Leão de coração, gosta de viajar e ambiciona conhecer os quatro cantos do mundo. Mas quem não sonha com o mesmo?