Investimentos continuam mesmo com redução de alunos

0
1477

Ao longo dos últimos anos, têm sido notadas alterações significativas na nossa sociedade, com dinâmicas familiares e contextos económicos desfavoráveis à natalidade. Estes são factores que fazem com que, ao olharmos para os números do arranque do início do ano lectivo no concelho de Pombal, verifiquemos que há menos seiscentos alunos no 1º ciclo que em 2006 e que dois centros escolares irão abrir com uma taxa de ocupação inferior a 50 %, Redinha (47% – 48 alunos) e São Simão de Litém (44% – 45 alunos).

No concelho de Pombal, já há oito centros escolares e estão em fase de construção os de Almagreira e da Mata Mourisca. O primeiro irá albergar os alunos das primárias de Almagreira e Assanha de Paz (num total de 92 alunos), enquanto o segundo deverá receber os alunos da Mata Mourisca e da Foz (34 alunos).

Se a oposição, através da vereadora Marlene Matias, alerta para a necessidade de reflectir a dimensão dos próprios centros escolares, já o presidente da câmara, Diogo Mateus, defende que é fundamental dar sinais positivos e que é isso que o município está a fazer ao projectar novos investimentos na rede escolar, nomeadamente os centros escolares de Louriçal, Pombal e Vermoil.

Leia a notícia completa na edição impressa nº 39