Investigadores partilham boas práticas de promoção do bem-estar e felicidade

0
1191

É já este domingo (20 de Março) que a cidade de Pombal acolhe a 1ª Convenção do Dia Internacional da Felicidade, onde investigadores e especialistas a nível nacional vão partilhar boas práticas para promoção do bem-estar, felicidade e qualidade de vida dos cidadãos, que podem ser aplicadas na educação, nas empresas e nas organizações.

A Convenção tem como “objectivo principal incentivar a reflexão e a partilha de contributos para a definição de políticas públicas locais promotoras do bem-estar e felicidade dos cidadãos”, refere uma nota da Câmara de Pombal, que desta forma assinala o décimo aniversário do Dia Internacional da Felicidade que foi criado por intermédio da Resolução 66/281 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 28 de Junho de 2012.

“Estes temas assumem um relevo cada vez mais decisivo na promoção dos valores humanos, no fortalecimento dos relacionamentos interpessoais e na melhoria do desempenho das organizações”, nomeadamente “num contexto de recuperação pós-pandemia”, adianta a mesma nota.

Com lugar marcado no Teatro-Cine de Pombal, esta iniciativa começa às 14h30 com as intervenções de Pedro Pimpão (presidente da Câmara Municipal de Pombal) e Jorge Varela (subdirector da Escola Superior de Educação e Ciência Sociais do Politécnico de Leiria).

Mas os trabalhos propriamente ditos iniciam 15 minutos mais tarde com o enquadramento temático por parte de Adelino Cunha (consultor de empresas e Professor Universitário Fundador da IHTP).

Segue-se o primeiro painel que convida os oradores a falar sobre “Como levar a felicidade às famílias, escolas, empresas e pessoas”. Moderado por Fernanda Pinto (técnica superior de História e Terapeuta Educacional), esta temática será desenvolvida por Maria José Núncio (escritora do livro “Famílias Felizes”), Sónia Moreira (vencedora Global Teacher Prize Portugal), Ricardo Costa (CEO do Grupo Bernardo da Costa), Marta Bento (gerente bancária e investigadora).

Após um momento musical com a actuação do “Ensembles de Saxofones e Clarinetes” da Filarmónica Artística Pombalense, acontece o segundo painel que vai abordar os “Contributos para políticas públicas locais promotoras do bem-estar e felicidade dos cidadãos”.

Este tema terá como oradores Ausenda Oliveira (presidente da CT 219 Comissão Técnica para a criação da Norma de Gestão sobre Felicidade Organizacional), Liliana Sequeira (engenheira civil, coordenadora da Pós-graduação em Segurança, Saúde e Felicidade no Trabalho Instituto Superior de Engenharia de Coimbra), Célia Freire (Coach e Terapeuta Educacional) e Alfredo Leite (Psicólogo e Professor do CRIAP). Já a moderação ficará a cargo de Pedro Carrana (professor do ensino superior, dirigente municipal e delegado para Portugal da Cátedra de Prevenção de Riscos Laborais e Saúde Pública da Universidade de Córdoba/ Espanha).

O último orador é Jorge Vala (vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria), que encerra a sessão por volta das 17h45.

De referir que esta convenção conta com o apoio de várias instituições, com destaque para o Município de Pombal, a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria e a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), bem como da empresa “I Have The Power”, especializada em desenvolvimento pessoal e organizacional. Além destas, também se associaram à iniciativa a Junta de Freguesia de Pombal, a CPCJ, o Gabinete de Inserção Profissional do Instituto de Emprego e Formação Profissional e da Filarmónica Artística Pombalense.