Reinaldo Pereira apresentou livro na Fnac de Leiria

0
1402

A Fnac de Leiria foi o local escolhido pelo pombalense Reinaldo Pereira para apresentar o seu primeiro livro: “Moçambique, um olhar sobre o passado”. Na obra, o autor recorda algumas memórias da sua vida em Moçambique. A apresentação contou com intervenções de Nelson Santos Silva, professor do Instituto Superior Técnico de Lisboa, do jornalista Alfredo Faustino e do próprio escritor.

O autor do prefácio, Nelson Santos Silva, deu especial enfase ao problema do racismo, agora mais em foco no país, apontando o livro de Reinaldo Pereira como prova da sociedade multirracional que estava em curso na antiga colónia de Moçambique, através da própria vivência do autor.

O jornalista Alfredo Faustino, que escreveu o posfácio, apresentou livro como “um conjunto de estórias da história de vida de Reinaldo Pereira”, lembrando que, tal como o autor também ele cresceu nos arredores da cidade da Beira, tendo como “companheiros de brincadeiras crianças de cores, raças e credos bem diferenciados” com os quais inventavam os próprios brinquedos”.

Alfredo Faustino apontou o livro como um “libelo anti-racista”, sublinhando que foi a geração do autor que “quebrou esse modo de viver em comunidade”, mantendo “esse laço de solidariedade entre raças desde a infância e juventude até à idade adulta, como bem testemunha Reinaldo Pereira neste seu livro”.

O autor fechou o ciclo de intervenções, agradecendo a presença dos presentes, em especial aos dois amigos que constituíam a mesa, e recordando aspectos da sua vida descritos no livro, onde a multirracialidade está bem patente.