Homem detido por maus tratos, físicos e verbais, e ameaças de morte

0
2196

O Comando Territorial de Leiria da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), deteve esta segunda-feira, dia 19, um homem de 52 anos por violência doméstica, no concelho de Ansião.
“Na sequência de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o suspeito infligiu maus-tratos verbais, psicológicos, físicos e ameaças de morte à sua ex-companheira, de 33 anos. Durante a relação de 13 anos, o suspeito persistiu em agredir fisicamente a vítima com violência, chegando inclusive a arremessar-lhe óleo alimentar a ferver e objectos domésticos, com o único propósito de lhe provocar dor, medo e terror constante”, explica a GNR numa nota enviada à imprensa.
“No decurso da investigação, apurou-se ainda que o suspeito tinha por hábito humilhar e controlar toda a vida da vítima, não permitindo que esta contactasse com familiares e amigos e que efectuasse compras sozinha, levando-a a uma subjugação total. Chegou ainda a agredir fisicamente os quatro filhos menores de ambos, com idades compreendidas entre os três e os 12 anos”, adianta a GNR.
Já depois de ter abandonado a residência familiar, o suspeito voltou a contactar a vítima, “tentando ter relações sexuais contra a sua vontade, e perante a recusa desta, o mesmo agrediu-a com violência, o que a motivou a refugiar-se na residência de familiares”.
O suspeito foi ontem presente ao Tribunal Judicial de Leiria, tendo-lhe sido aplicadas as medidas de coação de proibição de contacto com a vítima por qualquer meio, proibição de adquirir armas e afastamento da residência familiar. O homem já tinha antecedentes criminais por condução sem habilitação legal, condução sob o efeito de álcool e falsas declarações.