Finalmente!!

0
2461

Há quem goste de celebrar a sua data de nascimento e há quem não ligue muito a isso. Dos que gostam de celebrar, há aqueles que esperam receber muitas prendinhas, e há os que preferem dar. Neste último grupo encontra-se o Teatro Amador de Pombal, vulgarmente designado por TAP, que ano após ano vai encontrando formas diferentes de comemorar. Pode ser com um simples convívio de amigos, com teatro ou com música. Já foi graças ao grupo que, pela primeira e única vez, os Dead Combo actuaram em Pombal; e é graças a ele que, finalmente, os “a Jigsaw” estreiam-se na cidade.

Oriundos de Coimbra, os “a Jigsaw” editaram já quatro álbuns, sendo que o mais recente, “No True Magic”, viu a luz do dia em Outubro do ano passado. Composta por Jorri e João Rui, que se multiplicam por vários instrumentos, a banda bebe influências da música popular norte-americana, sobretudo do blues e do folk. Tem actuado regularmente em Portugal e no estrangeiro e, em 2012, a prestigiada revista francesa Les Inrockuptibles considerou-a uma das bandas a seguir com atenção, voltando a elogiar o duo no ano passado. Com uma carreira com mais de 15 anos, contam com muitas colaborações, tanto nos trabalhos editados como em actuações ao vivo. Um exemplo é a presença de Carla Togerson, dos norte-americanos The Walkabouts, neste último “No True Magic”. Curiosamente, apenas agora terão oportunidade de mostrar a sua música em Pombal, pese embora haver laços familiares na cidade. É caso para dizer que santos da casa não fazem milagres, ao contrário do TAP.

O concerto que assinala o 39º aniversário do TAP realiza-se a 18 de Julho, na Praça Faria da Gama (Praça das Galinhas – Junta de Freguesia de Pombal), e tem entrada gratuita. Se se acha um apreciador de música e ainda não conhece os “a Jigsaw”, apareça por lá e de certo que não se irá arrepender. A festa inclui ainda a actuação de dj´s.