Espaço Cowork de Pombal já tem financiamento aprovado

0
1283

A instalação de um espaço cowork na cidade de Pombal já tem financiamento aprovado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A candidatura, que inclui também um centro de cowork em Figueiró dos Vinhos, representa um investimento global superior a 150 mil euros.

Espaço Cowork vai ser instalado nas antigas instalações da Sapataria Mónaco, em pleno centro histórico da cidade

A candidatura para instalar um centro de cowork em Pombal e outro em Figueiró dos Vinhos foi submetida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), em parceria com os respectivos municípios.
Ambos os espaços de teletrabalho e coworking vão ser disponibilizados pelas autarquias, estando equipados com computadores, impressoras e acesso à Internet, refere uma nota da CIMRL. Estes projectos estarão divididos em áreas de diferentes tipologias que contemplam zonas privadas para videochamadas, áreas para reuniões e locais para a realização de apresentações ou acções de formação.
No caso de Pombal, o Espaço Cowork será instalado em pleno centro histórico da cidade, nas antigas instalações da Sapataria Mónaco, na Rua Miguel Bombarda, revelou ao nosso jornal fonte do município, adiantando que terá capacidade para 10 postos de trabalho e três postos de atendimento de utilização colectiva.
De salientar que os centros de cowork de Pombal e Figueiró dos Vinhos representam um investimento global superior a 150 mil euros e têm como objectivo “promover modos mais ágeis e flexíveis de desempenho do trabalho, designadamente através do teletrabalho e do coworking”, adianta a nota da CIMRL.
Estes espaços têm a “grande vantagem” de “redução da assimetria geográfica de ofertas profissionais, democratizando as oportunidades entre as regiões de elevada densidade populacional e as de menor densidade”.
Para a CIMRL, a aprovação desta candidatura “reveste-se da maior importância”, por se tratar de “um investimento nas pessoas e na capacitação como motores para o desenvolvimento de uma economia cada vez mais assente nas tecnologias de informação e comunicação”.
A promoção de espaços de cowork descentralizados e distribuídos pelo território da região de Leiria é um objectivo que será alargado a outros municípios, estando já em preparação a candidatura de um terceiro espaço em Castanheira de Pera.

Carina Gonçalves | Jornalista

*Notícia publicada na edição impressa de 24 de Novembro