Detectada descarga ilegal de efluentes pecuários para Ribeira de Carnide

0
1166

A GNR detectou, na passada terça-feira (10 de Outubro), uma descarga ilegal de efluentes pecuários para a Ribeira de Carnide, no concelho de Pombal, informou hoje o Comando Territorial de Leiria.

“No decurso de uma acção de patrulhamento que visou uma vasta zona florestal, os elementos do Núcleo de Protecção Ambiental detectaram uma descarga de efluentes pecuários directamente para uma linha de água, alegadamente, provenientes de uma exploração pecuária”, cujo seu responsável foi instado a “colocar cobro à referida descarga”, refere uma nota de imprensa.

No seguimento da investigação, “foi possível apurar que a descarga era realizada para a Ribeira de Carnide, afluente da margem esquerda do rio Mondego”, adianta a GNR, que identificou a exploração pecuária infractora e elaborou um auto de contra-ordenação ambiental, que foi “remetido à Agência Portuguesa do Ambiente”.

Este crime é “punível com uma coima cujo valor pode ascender a 240 mil euros”, esclarece aquela autoridade policial, que tem em funcionamento permanente a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) para a denúncia de infracções ou esclarecimento de dúvidas.