Culnatur prepara nova excursão aos Passadiços do Paiva

0
5496
Excursão aos Passadiços do Paiva

Há sítios com a capacidade única de despertar em nós o desejo de regressar, sobretudo quando a paisagem que se nos oferece de mão cheia tem o cunho da espectacularidade, capaz de nos resgatar a atenção a cada passo percorrido.
E esta é razão mais do que suficiente para que a Culnatur esteja a preparar a segunda viagem aos Passadiços do Paiva, marcada para o próximo dia 25 de Abril, feriado. Reabertos desde o dia 13 deste mês, depois do incêndio que em Agosto passado destruiu uma vasta área de terreno agrícola e florestal no concelho de Arouca, e que atingiu cerca de 700 metros do percurso suspenso sobre as escarpas do rio Paiva, esta é uma oportunidade para percorrer os 8.700 metros, quase todos ao longo da icónica estrutura em madeira, que acompanham as vertentes rochosas da margem esquerda do rio Paiva.
Os participantes na excursão da Culnatur farão o passeio pedestre durante a manhã, com a duração aproximada de quatro horas, tempo suficiente para que o trajecto possa ser desfrutado com calma e ao ritmo de cada um. A tarde, por sua vez, assumirá uma vertente mais cultural, estando prevista uma visita livre à vila de Arouca, culminando o programa com uma prova de doçaria conventual e respectiva explicação de confecção e história.
O passeio tem concentração marcada para o largo da Biblioteca Municipal de Pombal, às 07h15, devendo a partida acontecer cerca de 15 minutos depois.
As inscrições são limitadas e têm um custo de 22 euros por pessoa, valor este que inclui transporte, monitor e socorrista, água e fruta, entrada nos passadiços, prova de doçaria conventual e seguros e visita livre a Arouca. As crianças até aos 12 anos pagam 15 euros e as famílias com três membros pagam 20 euros cada, valor esse que desce para os 18 euros se o agregado tiver quatro ou mais elementos. O preço não inclui almoço.