Cidadãos do Norte do distrito já podem fazer testes no Expocentro

0
1374

Entrou ontem à tarde em funcionamento, no Expocentro, aquele que é o primeiro centro de testes ao Covid-19, em regime drive thru, da zona Norte do distrito de Leiria. A abertura do espaço foi articulada no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), tendo o Município de Pombal disponibilizado, para esse efeito, o local e apoio logístico, onde se inclui uma plataforma electrónica desenvolvida internamente pela autarquia, que permite gerir todo o processo de gestão da realização dos testes (agendamento, realização e disponibilização de resultados às entidades clínicas).

O centro está aberto de segunda a domingo, mediante marcação, mas destina-se apenas a cidadãos munidos de prescrição médica, que realizam os testes sem sair da viatura. Um processo que deverá demorar cerca de 15 minutos por pessoa, o que aponta para uma realização, em média, de meia centena de colheitas diárias, feitas por três técnicos. Contudo, esclareceu o presidente da Câmara Municipal, Diogo Mateus, “o cidadão que venha sem receita, aqui não pode fazer teste”.
Ainda que tenha como área de abrangência os concelhos de Pombal, Figueiró dos Vinhos, Alvaiázere, Castanheira de Pera, Ansião e Pedrógão Grande, também os cidadãos que, embora não residentes nestes territórios mas aí trabalhem, poderão aceder ao serviço, bastando para isso que, aquando do agendamento (obrigatório), escolham o local onde pretendem realizar o teste. “Não há uma afectação territorial”, explicou Diogo Mateus.
O autarca acredita que “a possibilidade de as pessoas fazerem testes e de rapidamente perceberem a que é que estão sujeitos”, tem sido “muito importante” para criar um clima de maior “tranquilidade”, referindo-se às medidas que têm sido adoptadas no concelho. “Os números de Pombal são mais elevados do que os outros, porque nós testámos mais e mais cedo”, evidencia o presidente da Câmara. Uma informação que, no seu entender, permitiu à autarquia “identificar mais cedo as cadeias de contaminação, as causas, e perceber que se o confinamento é bem feito”, as situações não ocorrem “por coisa nenhuma”.
Na sessão de abertura do centro de testes, para além do presidente da Câmara de Pombal, marcaram presença os autarcas de Ansião, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Alvaiázere. Por motivos de saúde, o presidente de Pedrógão Grande não pôde estar na cerimónia.
As marcações de testes podem ser efectuadas nos dias úteis, das 09h00 às 17h30, pelo número 236 210 548.