Centro histórico vai ter novo parque de estacionamento

0
497

A Câmara Municipal de Pombal vai avançar com a criação de um parque de estacionamento automóvel no centro histórico da cidade com o objectivo de colmatar a escassez de parqueamentos a céu aberto, existentes na zona.

A nova bolsa de estacionamento, que irá ocupar cerca de 809 metros quadrados e dispor de 19 lugares, irá servir não só os moradores, mas também quem pretenda deslocar-se ao comércio tradicional e aos serviços públicos existentes na zona histórica, como Finanças, Loja de Cidadão, Arquivo Municipal, Museu de Arte Popular Portuguesa, Museu Marquês de Pombal, Junta de Freguesia, bem como a Igreja Matriz e a Igreja do Carmo, que funciona actualmente como casa mortuária.
A proposta visa, essencialmente, “criar novas condições de estacionamento para quem frequenta o espaço e aquela zona da cidade, minimizando a quantidade de estacionamento abusivo verificado, nomeadamente, em dias úteis”, refere uma nota da autarquia.
“O projecto pretende introduzir o máximo de lugares de estacionamento no terreno, mantendo a traça já existente no centro histórico, enquadrada no património edificado, e introduzindo novos elementos naturais arbóreos de sombreamento e embelezamento”, adianta a edilidade.
O novo parque de estacionamento, orçado em cerca de 120 mil euros, confronta a norte com o Largo do Carmo, cuja saída é feita através da Rua do Cais, e a sul com a Rua Conde de Castelo Melhor, por onde será feita a entrada.

*Notícia publicada na edição impressa de 9 de Julho