Centro histórico recebe Psivalor

0
2677

A Psivalor integra o grupo de empresas Inovgest, e nasce de um sonho de dez anos de trabalho da sua directora clínica em Pombal. “A sua saúde mental é o nosso valor!”, é o mote do novo projecto.

O Largo do Carmo, em pleno centro histórico da cidade de Pombal, está mais rico desde o dia sete de Março, com a abertura da Psivalor – Núcleo de Intervenção em Saúde Mental. Com direcção clínica da psicóloga Andreia Azevedo, é assumido como um “projecto clínico com intervenção mais alargada”, com uma equipa multidisciplinar que pretende “levar a preocupação com a saúde mental a mais pessoas”, ligando as áreas clínica, formativa e social. De qualquer forma, a convicção da psicóloga é que “o tabu em relação à psicologia está a ser ultrapassado”.

Outro dos compromissos da equipa passa por contribuir para a formação de psicólogos e terapeutas, quer acolhendo-os em situação de estágio, quer na realização de formação específica, dado que está em fase de conclusão o processo de certificação da entidade junto da DGERT. “Quem acaba os cursos tem de contar com o apoio de que já tem experiência, para poder aprender e crescer”, sublinhou Andreia Azevedo.

Apesar de ter como objectivo, no futuro, acolher mais profissionais e outros serviços, actualmente a Psivalor aposta nos serviços de psicologia/psicoterapia, terapia da fala, avaliação e reabilitação psicomotora, apoio pedagógico, supervisão clínica.

Babysitting para crianças com NEE’s

No exercício da sua actividade profissional, Andreia Azevedo tem dado conta das grandes dificuldades pelas quais passam as famílias com crianças com Necessidades Educativas Especiais, nomeadamente nos momentos em que os pais precisam de as deixar com alguém. “O meu trabalho tem mostrado que estas famílias passam um mau bocado”, afirmou, tendo nascido assim a ideia de prestar um serviço que dê uma resposta capaz a estas famílias.

“Vamos recrutar uma bolsa de voluntários para poderem ter formação específica para trabalhar com crianças com estas necessidades”, com o objectivo de lançar um serviço experimental especializado de babysitting e animação, tanto em clínica como ao domicílio.

Números

3

Além da intervenção clínica e terapêutica, a equipa também pretende dinamizar acções de formação e outros fóruns sobre saúde mental. Estão já agendadas três formações, com os temas “Lidar com a adolescência” (20/03), “Motivar para a aprendizagem e sucesso escolar” (10/04) e “Crianças mal comportadas: manual de instruções para pais e educadores” (24/04).

5

A equipa Psivalor é constituída por cinco profissionais, numa abordagem multidisciplinar: Andreia Azevedo (psicologia), Cláudia Ferreira (educação básica), Inês Pereira (psicologia), Marta Jorge (reabilitação psicomotora), Maura Pedrosa (terapia da fala).

40

Foram assinados protocolos com o Agrupamento de Escolas de Pombal e o Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, que estabelecem um desconto de 40% em todos os serviços, para alunos, professores, pessoal não docente e familiares directos.

Ana de Jesus (texto)

Notícia publicada na Edição n.º52, de 19 de Março