Care with Love quer ser referência na assistência a idosos

0
3299

Há um novo projecto em Pombal, na área do apoio domiciliário a idosos, mas que extrapola o conceito tradicionalmente associado a este tipo de prestação de cuidados. Na Care with Love, o objectivo é “marcar pela diferença” e, nessa medida, a actuação estende-se a diversas áreas. Uma missão que só é possível graças ao currículo de excelência da dupla de empreendedoras que, mesmo no actual contexto, ousaram desbravar caminho e deixar marca própria numa área que já conhecem. Ana Luísa Silva é psicóloga clínica, com especialidade em cuidados paliativos e formadora na área da geriatria. Da experiência profissional resultou a convicção de que existiam “algumas necessidades na assistência à população idosa, habitualmente mais dependente”, o que motivou a criação da Care with Love. Por sua vez, Bruna Silva é estudante finalista na área da Educação Social, com competências para “encontrar um equilíbrio entre a singularidade do idoso, as suas necessidades, desejos e possibilidade de intervenção, ajudando o idoso a criar uma maneira de viver com sentido para si e condizente com a sua situação (única) de vida”.

Ana Luísa e Bruna Silva são os rostos do novo projecto

Nessa medida, a Care with Love “não é um serviço de apoio domiciliário (SAD)”, isto porque, como explicam as suas promotoras, “presta cuidados à pessoa e à família, adequando-os às necessidades do cliente em todas as fases do seu ciclo de vida”. Ana Luísa e Bruna Silva querem “ajudar a garantir” a qualidade de vida do cliente no seu domicílio, através da disponibilização de uma vasta gama de serviços. Um apoio que, segundo explicam, “pode traduzir-se num conjunto de cuidados fornecidos por profissionais de saúde em casa, de modo a dar respostas individuais”. É o caso da reabilitação, apoio de enfermagem em procedimentos técnicos ou acompanhamento, apoio nos serviços domésticos e necessidades básicas, como os cuidados oferecidos pelos cuidadores informais. “Estes cuidados têm como finalidade promover, manter ou recuperar a saúde, maximizando o nível de independência ou minimizando os efeitos da deficiência ou doença, bem como fornecer apoio social e psicológico ao indivíduo e à sua família”, esclarecem as duas profissionais.
Neste âmbito, a Care with Love quer assumir-se como “a referência regional de qualidade e excelência na prestação de serviços e cuidados domiciliários”, tendo como missão “promover a autonomia e qualidade de vida e diminuir o risco de isolamento das pessoas que se encontrem em situação de dependência física e/ou psíquica, permanente ou temporária”. Ana Luísa e Bruna Silva não têm dúvida de que o serviço que oferecem tem a grande mais-valia de permitir às pessoas que “se mantenham no conforto do seu lar, recebendo todo o apoio necessário”. Os vários serviços disponíveis incluem desde o apoio a idosos e/ou pessoas com incapacidade temporária ou permanente até ao acompanhamento de pessoas com necessidades especiais.
Das vantagens deste tipo de prestação ressaltam, na perspectiva de Ana Luísa e Bruna Silva, “a conveniência do utente; o controlo do utente sobre o meio; a capacidade de individualizar serviços e de proporcionar um ambiente de menor tensão para a exposição de preocupações e necessidades”. Por outro lado, acrescentam as mesmas responsáveis, “é um serviço caracterizado fundamentalmente pela interacção entre indivíduos, sendo que a comunicação assume uma importância decisiva e determinante”. As empreendedoras destacam, igualmente, a equipa de profissionais ligada ao projecto, com “formação para prestar os melhores cuidados de saúde e higiene, acompanhamento de idosos nas suas saídas, sempre que necessário, seja para consultas médicas, para ir às compras ou à farmácia, além de poderem tratar da roupa, da alimentação e outras necessidades”.
Na linha deste tipo de apoio, a Care with Love defende a permanência dos seus clientes no espaço habitual, uma vez que “traduz mais conforto e segurança”. Por isso, “cada caso é avaliado no sentido de provocar a menor mudança possível, não sendo a transferência do domicílio para outra localização uma opção inicial”.
O projecto pretende abranger o concelho de Pombal e as áreas envolventes: Marinha das Ondas, Santiago da Guarda, e Caranguejeira. Funciona de segunda a sexta, das 08h30 às 18h00, e aos sábados, das 08h30 às 13h00. Está disponível através dos contactos 918 351 545 e 919 505836.