Câmara realiza testes à covid-19 a todos os envolvidos no processo eleitoral

0
1356

A Câmara Municipal de Pombal vai disponibilizar, este sábado, testes rápidos à covid-19 a todos os elementos envolvidos nas eleições para o Presidente da República, que irão decorrer no próximo domingo.
A testagem, a cargo de equipas de enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa e resultante de uma articulação com todas as Juntas de Freguesia do concelho, irá realizar-se durante todo o dia de sábado, nas instalações do centro municipal de exposições Expocentro, e abrangerá não só os 305 membros das mesas de voto, mas também todos os envolvidos no processo eleitoral, designadamente os colaboradores que prestam apoio ao acto eleitoral, informa a Câmara Municipal em nota à comunicação social.
Na eventualidade de ser detectado algum agente eleitoral contaminado pelo SARS-CoV-2, o mesmo será substituído, ficando impedido de participar no processo eleitoral, esclarece a autarquia. Além destes, serão também testados todos os elementos que participaram na recolha de votos antecipados, quer por mobilidade, quer por confinamento obrigatório.
Com esta medida, cuja participação é voluntária, a Câmara Municipal pretende tranquilizar todos os eleitores que no próximo domingo se deslocarão às várias seções de votos para exercer o seu direito cívico de voto, garantindo todas as condições de segurança. A autarquia presidida por Diogo Mateus assegura, ainda, que estão garantidas, também, outras condições de segurança, como a higienização e a disponibilização de álcool-gel e o uso obrigatório de máscara de protecção.