ANSIÃO realiza Feira dos Pinhões em formato digital

0
1936

A Centenária Feira dos Pinhões está de volta nos dias 30 e 31 de Janeiro, mas este ano em formato digital e adaptada à situação pandémica. Durante estes dois dias, os canais de comunicação da Câmara Municipal de Ansião (site e redes sociais) levam até aos visitantes tudo o que o certame tem de melhor: a gastronomia e a cultura. Já os produtos locais poderão ser adquiridos numa loja online, que será lançada nesta ocasião.
Por estes dias, o apelo é para que as pessoas fiquem em casa para tentar travar a propagação do coronavírus. Ainda assim, é possível visitar a Feira dos Pinhões, que por esta altura enchia as ruas da vila de Ansião de expositores que traziam com eles os aromas e sabores dos produtos endógenos da região.
Mas, este ano, trocam-se os papéis e é a feira que vai até aos visitantes em modo virtual. Desta forma, sem sair de casa, as pessoas podem ver todo o certame online, adquirir produtos endógenos e assistir à programação cultural. Afinal, mesmo em formato digital, a Feira dos Pinhões continua a valorizar e a promover a produção local, a gastronomia e a cultura.
Neste sentido, os produtos endógenos estarão disponíveis através de uma loja online, que será lançada nesta ocasião. “O Município de Ansião, através da Adilcan [Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais do Concelho de Ansião], está a trabalhar no lançamento de uma loja online, que será apresentada neste fim-de-semana”, com vista a “permitir a venda dos produtos endógenos durante a Feira dos Pinhões”, revelou o presidente da autarquia, adiantando que “esta loja online continuará depois disponível para que a população em geral possa adquirir os nossos produtos sempre quiser”.
A gastronomia fará também parte do cartaz deste certame, salientou António José Domingues, adiantando que no domingo (31) “teremos o show cooking ‘À mesa com o rei Pinhão’, que será dinamizado pelo chefe de cozinha António Alexandre, que foi convidado para trabalhar o pinhão, dando algumas ideias de ementas e sugestões de pratos à base de pinhão”.
Já o programa cultural ficará a cargo do Teatro Olimpo que irá fazer uma recriação histórica sobre o aparecimento da Feira dos Pinhões, cuja tradição nasceu na Constantina no século XVII. O programa cultural inclui ainda um documentário igualmente sobre a Centenária Feira dos Pinhões, que será apresentado por Cláudia Santos, historiadora e funcionária do município.

Carina Gonçalves