ANSIÃO | Descarga ilegal de hidrocarbonetos

0
1321

Na sequência de uma denúncia, o Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) de Pombal, registou esta segunda-feira, dia 13, uma descarga ilegal de hidrocarbonetos para a linha de água do rio Nabão, no concelho de Ansião.

A descarga ocorreu no Rio Nabão

No local, os elementos do NPA detectaram, segundo a nota enviada à imprensa, “uma descarga ilegal contaminada com hidrocarbonetos sem ser sujeita a qualquer tipo de tratamento, para uma linha de água do rio Nabão”, adiantando ainda que “após diligências policiais, foi possível identificar a origem da descarga”.
A acção de apoio e contenção da descarga e identificação da fonte poluidora contou com a colaboração de uma equipa HazMat (Hazardous Material) da Unidade de Emergência de Protecção e Socorro (UEPS) que, em conjunto com os elementos do NPA, recolheram “amostras do efluente descarregado ilegalmente”, que seguiram depois para análise no laboratório de referência da Agência Portuguesa do Ambiente.
No local estiveram ainda presentes elementos da Câmara Municipal de Ansião, Protecção Civil daquela autarquia, Bombeiros Voluntários de Ansião e elementos da Administração de Região Hidrográfica (ARH) do Centro, Tejo e Oeste, “para prestar apoio, limpeza e gestão logística”.
A acção resultou na elaboração de um auto de notícia por crime de poluição, tendo os factos sido remetidos ao Tribunal Judicial de Pombal.
A GNR recorda que as descargas ilegais de hidrocarbonetos constituem “uma prática tóxica para a saúde pública com danos ambientais muito significativos nos ecossistemas” e lembra que está disponível a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) com um funcionamento permanente para denúncia das infracções ambientais ou no esclarecimento de dúvidas ambientais.