Aluna da escola da Guia foi eleita Jovem Autarca

0
407
Cristelle Santos 8ao centro) vai ser a Jovem Autarca presidente e Hugo Marques e Carolina Valadas os vereadores
Cristelle Santos 8ao centro) vai ser a Jovem Autarca presidente e Hugo Marques e Carolina Valadas os vereadores

Cristelle Santos, aluna da Escola Básica e Secundária da Guia, foi eleita Jovem Autarca de Pombal, nas eleições disputadas esta terça-feira, dia 23. Ao acto eleitoral apresentaram-se 2.295 estudantes do concelho, correspondendo a 58,15% de votantes. A jovem, de 15 anos, foi eleita com um total de 438 votos.
Sob o lema “Pombal é experiência”, a candidatura de Cristelle Santos apresentava três propostas: a criação de roteiros temáticos para dar a conhecer as freguesias do concelho através de rotas culturais e artísticas; o alargamento da rede de transportes públicos, durante a época balnear, à Praia Osso da Baleia; e a realização de workshops sobre tradições ancestrais nas escolas do concelho, dinamizadas por artesãos locais.
Hugo Marques, de 16 anos, aluno do Colégio João de Barros (Meirinhas), e Carolina Valadas, de 17 anos, aluna da Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal (ETAP), foram os segundo e terceiro mais votados, com um total de 426 e 278 votos, respectivamente.
Cristelle Santos será a Jovem Autarca presidente, enquanto Hugo Marques e Carolina Valadas exercerão o cargo de vereadores.
Os restantes seis candidatos constituirão a Assembleia de Jovem Autarca: Inês Mota Ferreira, de 17 anos, aluna da Escola Secundária de Pombal; Duarte Costa Lopes, de 12 alunos, aluno da Escola Marquês de Pombal; Maria José Gomes, de 13 anos, aluna da Escola Gualdim Pais; Mayara Santos Estrela, de 12 anos, aluna da Escola Gualdim Pais; João Francisco Machado, de 14 anos, aluno da Escola Gualdim Pais; e Mateus Palhais Gomes, de 13 anos, aluno da Escola Gualdim Pais.
Realizado há três edições consecutivas, o projecto Jovem Autarca, promovido pelo Município de Pombal, pretende permitir aos jovens um nível de participação mais activa nas políticas que norteiam o seu concelho, conferir-lhes a possibilidade de assumirem um papel de porta-voz desta franja populacional, de serem co-responsáveis pela gestão de um orçamento e de criarem sinergias para concretizar os projectos que idealizaram.
“O Jovem Autarca é feito de jovens para jovens e por isso aposto em ideias que contribuem para a juventude do nosso concelho”, refere Cristelle Santos, que salienta a importância da iniciativa para “ajudar a ter melhor visão das necessidades do concelho”. “Por isso, ajuda-me a contribuir para a sua melhoria”, frisa.
Também o presidente da Câmara Municipal realça a relevância do projecto ao considerar que “ter crianças e jovens cada vez mais comprometidos com a nossa comunidade é um dos principais propósitos dos diversos projetos que temos implementado com o foco na promoção da cidadania infantojuvenil.”
Pedro Pimpão dirige um agradecimento a “todos os que têm contribuído para o sucesso deste projecto, que tem assumido uma adesão muito positiva por parte da nossa comunidade educativa.”
“Incentivar a intervenção cívica das novas gerações é preparar um futuro melhor para todos nós”, afirma.