Vinte instituições organizam-se para apoiar peregrinos

0
1854

O dispositivo de apoio a peregrinos, que une o Município de Pombal a outras dezanove entidades, tem como objectivo promover melhores condições na recepção aos milhares de peregrinos que nestes dias passam pelas estradas de Pombal, aconselhando-os quanto aos percursos mais seguros, dando-lhes informações sobre alojamentos, bem como apoio ao nível médico, higiénico e alimentar.

O papel do Município é de articulação entre as diferentes instituições envolvidas e de investimento nos materiais de divulgação, bem como na sinalização dos percursos e identificação dos locais de apoio. “O grande papel, aqui, é feito por todas as instituições que têm voluntários no terreno”, sublinhou Diogo Mateus, dando conta que houve uma enorme receptividade por parte de todas as entidades com quem contactaram, que mobilizaram muitos recursos.

O dispositivo contempla três zonas de apoio e primeiros socorros (Redinha, zona desportiva de Pombal, Leais), seis zonas para carros de apoio aos peregrinos (Relvão, Tinto, Fontinha, zona desportiva de Pombal, Leais e Meirinhas), e duas zonas de banho e descanso (pavilhão desportivo da Redinha e zona desportiva de Pombal).

Serão distribuídos 25 mil desdobráveis com o trajecto aconselhável, algumas informações de segurança, contactos úteis, e também informação turística do concelho de Pombal.